A Rússia representa a maior ameaça à segurança nacional dos Estados Unidos, e seu comportamento é "nada menos que alarmante", disse o general do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, Joseph Dunford, indicado a chefe do Estado-Maior norte-americano, durante a audiência de confirmação ao cargo no Senado nesta quinta-feira.
"Minha avaliação hoje, senador, é que a Rússia representa a maior ameaça à nossa segurança nacional", declarou Dunford, comandante dos Fuzileiros Navais, que deve ganhar rapidamente a confirmação do Senado para se tornar o mais alto oficial militar dos EUA.
As relações entre Moscou e o Ocidente chegaram ao seu pior momento desde o fim da Guerra Fria, depois que a Rússia anexou a península ucraniana da Crimeia em março do ano passado.
"Então, se quiser falar sobre uma nação que poderia simbolizar uma ameaça existencial aos Estados Unidos, eu teria que apontar para a Rússia. E se observar seu comportamento, é nada menos que alarmante."
Na visão de Dunford, a Rússia está no topo de uma lista de preocupações de segurança que também inclui a China, cuja rápida expansão militar tem chamado a atenção de autoridades do Pentágono, a Coreia do Norte e a ameaça de militantes do Estado Islâmico.