No dia 02 de junho, foi comemorado os 16 anos de criação do Museu Militar do CMS.
Na programação, ocorreu uma solenidade na qual personalidades que colaboraram com o Museu receberam Diplomas de Amigo do Museu Militar do CMS, também aconteceu uma palestra sobre o livro “De Truck a Narvik – Mergulhando na História”, de autoria do 2º Ten Nestor Antunes de Magalhães, obra que foi lançada no evento, e a Banda do 3º BPE realizou apresentações. Estiveram presentes o Gen Vasconcellos, Cmt 3ª RM, Gen Goulart, Chefe CCOp, Gen Luciano, CHEM CMS, Gen Padilha, Ass Rel Inst CMS e autoridades civis e militares.
A criação do Museu
Em novembro de 1997, um Oficial R2 e dois civis, entusiastas e colecionadores de artigos militares, orientados por uma Oficial QCO, encaminharam ao CMS um projeto de desenvolvimento de um espaço cultural apropriado para visitação, pesquisa e lazer, e que fizesse parte do roteiro turístico de Porto Alegre.
O Comandante Militar do Sul na época, General de Exército Ney da Silva Oliveira, levou o projeto para a Reunião de Alto Comando, em Brasília. Em dezembro do mesmo ano, oficiais da então Diretoria de Assuntos Culturais – DAC do Exército vieram a Porto Alegre para saber detalhes do projeto para que, com base em um relatório confeccionado pelo Coronel R1 JAYME MOREIRA CRESPO FILHO, a pedido do General Dutra, Chefe do Estado-Maior do CMS, fosse emitido o parecer sobre a criação do Museu.
Aos dois dias de junho de 1998, em ofício Nr 082, da Secretaria-Geral do Exército, foi encaminhado expediente ao Sr Chefe do Gabinete do Ministro do Exército, contendo o parecer da Diretoria de Assuntos Culturais, o qual foi concluído nos seguintes termos: “A iniciativa do CMS de criar um museu militar em Porto Alegre deve ser apoiada, pois o projeto, além de bem elaborado, preenche uma grande lacuna num Comando com grandes tradições militares. Além disso, esse museu será o centro irradiador de todas as ações destinadas a preservar a memória, as tradições e os valores da Força Terrestre nos Estados do sul do Brasil”.
No dia 24 de maio de 1999, o então Comandante Militar do Sul, General de Exército FRANCISCO PINTO DOS SANTOS FILHO, sensibilizado com a necessidade de preservar o patrimônio material e imaterial do Exército Brasileiro na área do Comando Militar do Sul, lançou as bases para a criação do MMCMS, o qual, após organização do seu quadro de pessoal e de reunião de acervo, passou a ocupar, no ano de 2001, as atuais instalações.
Construído entre os anos de 1851 a 1867 para ser a sede do Arsenal de Guerra da Província, o prédio do MMCMS foi de fundamental importância para o apoio às operações empreendidas durante a Guerra do Paraguai, atendendo a tropa em armamento, munição, transporte, fardamento e subsistência.
Apesar do breve período de existência, o MMCMS rapidamente atingiu índices que o projetaram como uma das principais instituições Culturais do Exército, graças ao apoio irrestrito do Comando Militar do Sul, das Organizações Militares de Porto Alegre, das instituições culturais e de ensino, nas esferas federal, estadual e municipal e ao trabalho incansável e profissional de seus integrantes,
Os inúmeros projetos desenvolvidos, entre os quais podemos citar: “A escola vai ao museu”, “Valores e tradições do CMS”, Visitas de Orientação Técnica aos espaços culturais da área de abrangência do CMS, Estágio e Oficinas em Práticas Museológicas, destinados a estudantes dos Cursos de História e Museologia, participação em eventos de abrangência nacional como “A semana dos Museus” e “Primaveras dos Museus” aliados à excelência do acervo e das exposições realizadas, propiciaram que o MMCMS se tornasse o Museu Histórico mais visitado do Estado do Rio Grande do Sul.
Nesses 16 anos de vida, o MMCMS vem se tornando expoente de relevo do desenvolvimento da História Militar e da Museologia sendo uma instituição de referência na conservação, preservação, pesquisa e divulgação do patrimônio histórico-cultural do Exército Brasileiro.