Além de encontros com líderes do governo e milittares da China, o Chefe do Estado-Maior Americano Almirante Mike Mullen está visitando várias unidades da exécito, marinha e força aérea em vários pontos do país.
Assim o Almirante Mullen visitou a 2º Força de Artilharia do Exército Popular de Libertação , uma unidade de mísseis estratégicos que controla as armas nucleares do país. O Almirante é o primeiro militar occidental a ter acesso a estas unidades secretas da China.
O Almirante Mike Mullen também visitou um Base Aérea da do PLA ao leste da província de Shandong.
A base é a sede da 19ª Divisão do Comando Aéreo respondendo ao Comando Militar de Área de Jinan com a força principal baseada em caças SU-27.
Junto a discussões sobre armamentos e equipamentos o grupo observou um show aéreo.
Por muitos anos os Estados Unidos tem insistido por maior transparência da China em seus programas de modernização militar.
A abertura de bases militares é um sinal de confiança mútua entre os dois lados.
Após Mullen visitou uma unidade de infantaria Mecanizada no leste da China Província de Zhejiang) onde acompanhou um exercício de ações antiterrorismo.
O Almirante Mullen está em visita à China desde o dia 9 de Julho como convidado do chefe do Estado-Maior do PLA General Chen Bingde.
O General Chen Bingde fez uma viagem similar aos Estado Unidos em maio do corrente ano.