Professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) desde 1969, o engenheiro Fernando Toshinori Sakane é o novo reitor interino da instituição. Ele substitui o professor Carlos Américo Pacheco, que assume agora o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Doutor pela Universidade de Loughborough e ligado à direção do ITA desde 2003, o professor Fernando Toshinori Sakane foi indicado pelo colegiado superior para assumir a função. O novo reitor efetivo deve ser indicado pelo Ministério da Defesa até o fim deste mês.
Durante a gestão do professor Carlos Américo Pacheco começou o processo de ampliação do instituto. O plano é dobrar o número de alunos nos cursos de graduação e aumentar em 50% as vagas de Mestrado e Doutorado. Em fevereiro, foi iniciada a primeira obra de expansão física, o novo prédio da Divisão de Ciências Fundamentais, com investimento total de R$ 49 milhões.
“Meu maior empenho foi estimular nossa comunidade a ver este projeto de ampliação como uma imensa oportunidade de repensar o instituto. Sei que muitas pessoas estão comprometidas com a sequencia desse plano”, afirmou o ex-reitor. O Plano de Desenvolvimento Institucional foi idealizado antes de o professor Carlos Américo Pacheco assumir a reitoria, em 2011.
ITA – Reitor surpreende e renuncia ao cargo
Reitor do ITA, o engenheiro, físico e matemático Carlos Américo Pacheco, pediu exoneração do cargo e deixará suas funções em 27 março. No dia 1º Abril assume a direção-geral do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais, em Campinas (link)