Search
Close this search box.

CPqD – Certificado como EED

A experiência e a competência para desenvolver projetos de inovação sob encomenda, com base em Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), renderam ao CPqD o seu credenciamento como Empresa Estratégica de Defesa (EED), concedido pelo próprio Ministério da Defesa d Brasil. A portaria nesse sentido, assinada pelo ministro Jaques Wagner no dia 30 de janeiro (e publicada no Diário Oficial na segunda-feira, 02/02), torna o CPqD um parceiro preferencial para o desenvolvimento de projetos estratégicos de TIC na área de defesa.

“Há mais de dois anos, estamos consolidando nossa posição de parceria com as Forças Armadas visando a modernização da estrutura de defesa do país com base em tecnologia nacional”, afirma Everton Corrêa, gerente de Defesa e Segurança do CPqD. Segundo ele, essa modernização é o principal objetivo da Estratégia Nacional de Defesa, criada pelo Ministério da Defesa, que tem no credenciamento de EEDs um dos seus pontos fortes.

“Para se tornar EED, no entanto, é preciso que a organização já tenha prestado serviços ou desenvolvido um produto estratégico de defesa para as Forças Armadas”, ressalva Corrêa.

Atualmente, o CPqD presta serviços tecnológicos para as três Forças Armadas do país. Em agosto de 2013, inaugurou o seu Núcleo de Desenvolvimento de Tecnologias de Defesa. Antes disso, porém, já vinha trabalhando em vários projetos nessa área – por exemplo, com o Centro de Análise de Sistemas Navais (CASNAV), da Marinha, ao qual presta serviços desde 2010.

Em janeiro de 2013, o CPqD iniciou o Projeto Rádio Definido por Software de Defesa (RDS-Defesa), que é coordenado pelo Centro Tecnológico do Exército (CTEx). Com duração prevista de três anos, o RDS-Defesa faz parte de um projeto estratégico e mais amplo do Ministério da Defesa, que deverá atender todas as Forças Armadas.

Em meados do mesmo ano, o CPqD assinou um contrato com o Comando da Aeronáutica visando dar suporte ao projeto de evolução do sistema de comunicações do controle do tráfego aéreo brasileiro – sob a coordenação da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Como parte importante desse projeto, foi inaugurado, em outubro do passado, o Laboratório de Qualificação de Sistemas para o Controle do Espaço Aéreo (LQCEA). Montado nas instalações do CPqD, em Campinas, o LQCEA permitirá que novos equipamentos, tecnologias e sistemas sejam testados e validados antes de serem inseridos no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

“Com sua vocação para a inovação baseada nas TICs, o CPqD pode dar uma contribuição importante para a modernização da estrutura de defesa do país e o fortalecimento da base tecnológica nacional nessa área”, enfatiza Everton Corrêa. “É esse papel que pretendemos reforçar agora, como Empresa Estratégica de Defesa.”

Mais Detalhes sobre o CPqD

O CPqD é uma instituição independente, com foco na inovação em tecnologias da informação e comunicação (TICs). As soluções do CPqD são utilizadas por empresas e instituições no Brasil e no mercado internacional, em setores como comunicação e multimídia, utilities, financeiro, indústrias, administração pública e defesa e segurança.

Atuando há 38 anos, o CPqD conta com mais de 1.300 profissionais altamente capacitados, reconhecidos por sua criatividade e comprometimento com elevados níveis de qualidade. Possui hoje o maior programa de P&D da América Latina na sua área de atuação e tem como objetivo contribuir para a competitividade do País e a inclusão digital da sociedade, levando ao mercado tecnologias de produto, sistemas de missão crítica, serviços tecnológicos e consultorias que beneficiam grandes e pequenas empresas, aumentando a eficiência desses negócios e alavancando o empreendedorismo no Brasil.

Matérias Relacionadas

Exército Brasileiro investe em Pesquisa e Desenvolvimento de tecnologias para emprego militar Link

CPqD e Aeronáutica inauguram laboratório voltado à evolução do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro Link

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter