Há 100 anos, em 03 de Agosto de 1914, a Alemanha declarava Guerra à França.
Neste domingo os dois presidentes, da França Francois Hollande e o da Alemanha Joachim Gauck, relembraram o evento na Vila Armand (Vieil Armand).
Em um discurso inflamado,, Hollande rendeu homenagens àqueles que perderam a sua vida após a declaração de Guerra da Alemanha à França, em 03 AGO 1914. Mas ele relembrou, que antigo inimigos França e Alemanha colocaram suas diferenças de lado e pavimentaram o caminho para a paz — e outros fizeram o mesmo.
"A história da França e da Alemanha mostra que a paz pode sempre triunfar sobre o fatalismo daqueles que eram herdeiros da inimizade histórica," afirmou Hollande.
O Presidente Joachim Gauck, da Alemanha, compareceu ao evento junto ao Presidente Hollande, sendo a primeira vez que um Chefe de Estado da Alemanha compareceu ao evento.
Os soldados contestaram a escolha de Vieil Armand —conhecida na Alemanha como Hartmannswillerkopf — porque o local do encontro oferece uma bela vista doVale do Reno. Os exércitos lutaram bravamente pela captura ca Vila , onde cerca de 30.000 morreram nos combates.
O cemitério contém os restos de 12.000 Soldados Desconhecidos.
Hollande também colocou a pedra fundamental de um monumento que será inaugurado em 2017.