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MB testa o Camcopter Schiebel S-100

Entre os dias 02 a 05 de junho de 2014, a Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), coordenou, com o apoio do Comando do Primeiro Distrito Naval e do Comando da Força Aeronaval, os voos de demonstração da Aeronave Remotamente Pilotada Camcopter S-100 a bordo do Navio de Patrulha Oceânica NaPaOc P121 APA.
           
Esta demonstração teve como objetivo principal permitir o levantamento dos dados operacionais do ARP-E Camcopter-S100 da empresa Schiebel para subsidiar a consolidação dos Requisitos de Alto Nível de Sistemas (RANS) do Projeto da Aeronave Remotamente Pilotada Embarcada (ARP-E).
           

Durante os ensaios com o Camcopter-S100 no mar, foram realizados dez pousos e decolagens, e foram empregadas cerca de 25 horas de voo, sendo realizados diversos testes com o sensor eletro-óptico e infravermelho L3 Wescam MX-10.
           
As aeronaves também foram equipadas com o Radar SELEX PicoSAR e com o Sistema de Medidas de Apoio à Guerra Eletrônica (MAGE) SELEX ES SAGE ESM, que também tiveram seu desempenho avaliado para emprego do meio em proveito de missões de Patrulha Naval e Esclarecimento.
           
As aeronaves contavam ainda com um interrogador Automatic Identification System (AIS), que permitiu a deteção de alvos colaborativos até 70MN da posição do Navio e de um Transponder “modo S”, capaz de transmitir informações sobre a aeronave para o sistema de Radares de Vigilância Secundários, para receptores Traffic Colision Avoidance System (TCAS) a bordo de outras aeronaves e ao sistema Automatic Dependent Surveillance-broadcast (ADS-B) que está em fase de implantação pelo Departamento de Controle de Espaço Aéreo (DECEA) para a Bacia de Campos, o que poderá facilitar a integração dos futuros ARP-E com as

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