Foi assinado um protocolo de intenções, quarta-feira (14MAIO14), entre a KMW do Brasil Sistemas de Defesa Ltda e a Universidade Federal de Santa Maria UFSM),. na reitoria da universidade pelos seus representantes responsáveis, Diretor Christian Boege e o Reitor Paulo Afonso Burmann respectivamente.
O objetivo deste documento é de criar um instrumento que propicia as condições para o estabelecimento de ações conjuntas de cunho técnico, científico e cultural, entre a KMW do Brasil e a UFSM para a definição de projetos voltados para as áreas de Desenvolvimento de Tecnologia para Defesa.
Este é um marco importante, pois é o resultado de meses de trabalho entre os dois estabelecimentos e que demonstra de um lado o continuo trabalho da UFSM em desenvolver profissionais para atender as necessidades da indústria e formar cidadãos para a sociedade como também do outro lado a KMW do Brasil demostra mais uma vez seu continuo compromisso em estabelecer e crescer sua base industrial em Santa Maria para atender o mercado Brasileiro e Sul-Americano na área de defesa como também civil.
Equipes das duas organizações iniciarão trabalhos para definição de projetos de pesquisa e desenvolvimento que utilizarão a base acadêmica e estudantil da universidade. De sua parte a KMW do Brasil oferecerá seu apoio para facilitar a realização destes projetos e contribuirá com transferência de tecnologia de ponta e “know-how” para brasileiros da mundialmente reconhecida tecnologia e qualidade alemã. Novas tecnologias e oportunidades de emprego serão criadas para benefício da indústria nacional e para a cidade de Santa Maria e região.
Os trabalhos iniciais se concentrarão em projetos para a área de Treinamento e Simulação ligados ao campo da ciência da computação e tecnologia da informação. Ao decorrer do tempo os projetos atingirão uma maior abrangência como áreas de engenharia, tecnologia e outras. A KMW do Brasil já se comprometeu em recrutar graduados da UFSM, e terá esta semana seu primeiro membro da UFSM integrando sua equipe de funcionários.
Os projetos permitirão além da criação de produtos, a geração de soluções e pesquisas de novas tecnologias para aplicação nos produtos da KMW de uso no Exercito Brasileiro e em outros países, como também na formação de mão de obra qualificada e especializada para própria KMW do Brasil e para a indústria de tecnologia de defesa e a geração de novos empregos.
A Universidade se beneficiará de novas pesquisas, introdução de recursos, criação de novos cursos, formação de profissionais especializados como também intercâmbio internacional.