As forças armadas ucranianas começaram nesta sexta-feira (2/05) uma operação militar em Slaviansk, no sudoeste da Ucrânia, para retomar o controle da cidade, segundo informaram veículos da imprensa russa e ucraniana. Os milicianos pró-russos abateram dois helicópteros, em que um dos pilotos teria morrido e outro teria sido capturado, de acordo com o presidente da câmara da cidade, Viacheslay Ponomariov.
O líder das chamadas Forças de Autodefesa, Igor Strelkov, disse que a cidade está bloqueada pelas tropas ucranianas, e que na ofensiva foram usados 20 helicópteros. Slaviansk está sendo controlada há mais de duas semanas por milícias pró-russas.
"Os acessos estão cortados, e de todas as direções estão chegando veículos blindados e soldados (…) Eles [ucranianos] utilizaram 20 helicópteros de combate e transporte de tropas. O inimigo bloqueou a cidade por completo, as entradas e as saídas", disse Strelkov ao canal de televisão russo Rossia 24.
Outros meios de comunicação afirmam que, além de tiros e explosões, foi ouvida uma sirene de alerta na cidade. Um porta-voz dos pró-russos disse à agência de notícias RIA Novosti que o "ataque está visando vários pontos de controle ao mesmo tempo". Já teriam sido registrados vários feridos entre as tropas pró-russas. O governo de Kiev ainda não confirmou a operação e os meios de comunicação ucranianos relatam os acontecimentos através das informações das agências russas.
O Ministério russo do Exterior advertiu na quinta-feira as autoridades de Kiev que uma ofensiva poderia trazer"consequências catastróficas".