· A Linha Iveco Daily, gama de comerciais leves de 3,5 a 7 toneladas, demonstra toda sua versatilidade não apenas no transporte urbano ou rural, mas também em aplicações especiais, ao receber equipamentos de atendimento a emergências para atuar nos maiores aeroportos do Brasil.
· Empresa gaúcha Triel-HT, especializada em implementações especiais, comprou 36 unidades importadas da Itália para entregar um veículo de alto desempenho em operações de resgate.
Comprovando mais uma vez sua vocação de fabricante full liner, com a linha mais versátil e confiável em veículos comerciais, a Iveco fechou a entrega de 36 Daily 55S17W com tração 4×4 à Triel-HT, empresa da cidade de Erechim (RS) especializada em implementos e viaturas especiais, que preparou os veículos para trabalhos de atendimento a emergências nos aeroportos brasileiros. Todas as unidades já foram entregues à empresa gaúcha e algumas delas poderão ser vistas pelo público a partir desta segunda-feira, em exposições realizadas pela Infraero em aeroportos nacionais, começando pelo Gilberto Freyre, em Recife (PE).
Os veículos, importados da Itália, são produzidos em série com a tração nas quatro rodas e fazem parte da gama off-road da Iveco na Itália, juntamente com o Eurocargo 4×4, o novo Trakker e o caminhão especial Astra. No Brasil, os modelos possuem garantia de fábrica, com duração de 12 meses. As negociações para esta venda começaram em junho de 2012.
Batizado de CRS (Carro de Resgate e Salvamento) com uma implementação dedicada às operações, o Daily 4×4 será utilizado em 36 aeroportos das principais cidades e capitais do País – o primeiro a receber foi o Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. “A linha Daily já é de grande conhecimento dos brasileiros, podendo ser considerada um verdadeiro best seller da Iveco no país. A versão 4×4 mostra o quanto a Iveco é preparada para fornecer aos seus clientes veículos adaptados a todo tipo de cenário ou negócio”, afirma Alcides Cavalcanti, diretor Comercial da Iveco.
“É uma implementação pioneira, pois desenvolvemos o carro para atender requisitos feitos pela NFPA, National Fire Protection Association, entidade internacional criada em 1896. As normas da NFPA são seguidas em aeroportos de todo o continente americano”, explica Marciano Dalla Rosa, Superintendente Executivo da implementadora gaúcha.
O Daily 4×4 não sofreu nenhuma modificação em sua configuração de fábrica. A Triel-HT instalou somente o equipamento projetado para as operações de Resgate e Salvamento, um sistema para o transporte de equipamentos e acessórios que auxiliam a equipe de resgate a realizar atendimentos. A capacidade do CRS é de cinco passageiros.
O veículo
O Daily 4×4 foi lançado em 2007, continuando uma tradição que remonta a 1985, quando a Iveco apresentou seu primeiro Daily com tração nas quatro rodas. Produto de linha da Iveco na Itália, a Daily 55S17W 4×4 é movido por um motor diesel Common Rail F1CE3481C da FPT Industrial, que entrega 170 cavalos de potência e 400 Nm de torque. O propulsor é Euro 5 e utiliza a tecnologia EGR, que dispensa o uso de Arla para reduzir as emissões de poluentes. Além de ser usado como carro de atendimento a emergências, o veículo também pode ser aplicado em canteiros de obras e por órgãos de segurança pública.
Seu chassi robusto é derivado do mesmo projeto utilizado em caminhões, com longarinas sendo feitas com aço especial com 5 mm de espessura, o que o torna ideal para operações de transporte em terrenos irregulares. Sua transmissão é a FPT 2840.6, da FPT Industrial, e oferece 24 marchas à frente e 4 rés.
Existem duas versões do 4×4: a de 3,5 toneladas (35S17W) e a de 5,5 toneladas (55S17W), na configuração chassi-cabine, com a opção da cabine dupla. A Triel-HT adquiriu a de 5,5 toneladas com cabine dupla, usada para transportar passageiros e equipamentos.
A tração nas quatro rodas oferece três possibilidades de bloqueio de diferencial: dianteiro, traseiro e central. A suspensão é feita com molas parabólicas. A distribuição de torque (32% no eixo dianteiro e 68% no eixo traseiro) foi projetada para oferecer o máximo de “aderência” a qualquer terreno.
O ângulo de ataque dianteiro é de 48º e o traseiro, de 30º, o que garante o máximo desempenho off-road. Seguindo a mesma linha do novo painel da Daily convencional, a 4×4 oferece uma dirigibilidade semelhante à de um automóvel. As opções para o bloqueio do diferencial e o comando da tomada de força são de fácil alcance para o motorista.