Nota DefesaNet
Recomendamos a leitura o artigo: Caças: O “X” da Quest…, digo, da Geração Link Neste artigo o autor Vianney Jr analisa a competição na Coreia do Sul. O Editor |
Por Randall Palmer
A Boeing Co ainda está envolvida com a Coreia do Sul sobre a possível venda de caças F-15 Silent Eagle , apesar de o movimento de Seul, no mês passado, para reabrir um processo de licitação de bilhões de dólares, afirmou Denis Mullenburg, CEO da Boeing Defense à Agência Reuters .
O caça Boeing F-15 Silent Eagle era olhado como o vencedor da competição sul-coreana, mas Seul puxou o plugue após um grupo de ex-comandantes militares e legisladores do partido governante criticarem o plano por falta de capacidades furtivas da aeronave .
"O que eles decidiram fazer foi atrasar e ter um outro olhar, por isso ainda estamos muito empenhados lá com o F-15 . Essa competição foi adiada e reestruturada , mas ainda não acabou ", disse Muilenburg .
No entanto , ocaça da Lockheed Martin F- 35A , antes considerado muito caro, agora é visto na Coréia do Sul como um provável candidato após o Ministério da Defesa ter destacado que um caça de quinta geração, como a opção preferida.
O Canadá também está tentando decidir se quer ir para o Lockheed F-35 ou um dos quatro competidores , incluindo o Boeing F-18 Super Hornet.
Em contraste com a Coreia do Sul, o Canadá havia no início manifestado a sua preferência pelo caça da Lockheed Martin por causa de suas capacidades avançadas .
Mas depois de uma discussão sobre seu custo oCanadá estendeu a mão para a Boeing e outras fabricantes de aeronaves estrangeiras.
Em um discurso para uma conferência aeroespacial e de defesa, em Ottawa, Muilenburg teve problema com caracterizar o F-35 como um avião de última geração , dizendo que a Boeing está constantemente adicionando novas tecnologias", e não apenas a cada geração. "
Ele também disse que os governos devem exigir a certeza de custo e programação, observando que 600 F-18s foram entregues em todo o mundo, cada um no custo e no tempo ou antes do previsto. Ele disse que um Super Hornet custaria a metade por hora de vôo de um F-35 .
Funcionários da Lockheed Martin não estavam imediatamente disponível para comentar.
Decisão da Coréia do Sul de reabrir licitação para o contrato F-XK sinaliza um problema maior para a Boeing – que tem as receitas com o caça F-15, a sua aeronave militar mais rentável, mas com o envelhecimento, está terminando seu ciclo de vida.
Mas Muilenburg disse à Reuters que o caça F-15 Eagle permanece muito forte e competitivo.
"Nós temos 84 novas encomendas, que estamos produzindo para a Arábia Saudita , e a linha de montagem está cheia até os anos de 2018 – 2019. Temos usuários do F- 15 em todo o mundo . Nós estamos continuamente atualizando e modificando os caças para a USAF.
Temos um longo caminho ainda para a frente.