Nota DefesaNet
Matéria publicada no dia 21 de Setembro de 2005, com a entrega do primeiro F-5 Modernizado pela EMBRAER à FAB. A solenidade ocorreu na Base Aérea de Canoas (BACO). O EDITOR |
F-5 reformado chega a Canoas
Com uma cerimônia na Base Aérea de Canoas, a Força Aérea Brasileira (FAB) começou ontem a modernizar sua frota de veteranos caças F-5E, em operação no país desde os anos 70. Até 2007, 46 dessas aeronaves terão seus painéis de controle analógicos substituídos por sistemas digitais que permitirão incorporar avanços tecnológicos, como pontaria eletrônica e radares mais sofisticados. Rebatizados de F-5M, 12 jatos deverão ficar prontos até o final do ano. Canoas recebeu o primeiro, mas deverá ser contemplada com outros sete. A frota será usada até os Mirage 2000, adquiridos da França, entrarem em operação em 2006. A modernização dos F-5 – utilizados em defesa aérea e ataque ao solo – está sendo feita pela Embraer em parceria com a israelense Elbit Systems por US$ 285 milhões. As principais diferenças dos F-5M para o antigos não são visíveis externamente. Elas envolvem a aviônica – os dispositivos de controle na cabine do piloto. Entre as inovações, estão sistemas de radar e mira e o reabastecimento da aeronave em pleno vôo. Um caça pode sair do Rio Grande do Sul e executar uma missão no norte do país sem pousar. A previsão é de que os F-5M tenham vida útil de mais 20 anos. – A modernização saiu 10 vezes mais barato do que comprar uma aeronave nova – disse o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro-do-ar Luiz Carlos da Silva Bueno. Embora os F-5 já estejam cruzando os céus do Brasil há 30 anos, não podem ser considerados sucata. Conforme Nelson Düring, editor do site www.defesanet.com.br, a troca de equipamentos analógicos por digitais pôs os jatos entre as aeronaves mais modernas na América do Sul: – Não é exagero dizer que essa modernização colocou a aviação de caça brasileira no século 21.
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