O mais importante portal especializado em
Defesa, Estratégia, Inteligência & Segurança
da América Latina
|
Mundo Militar
|
Ari Matos Cardoso – Assumiu na sexta-feira (03ABR13), o cargo de primeiro secretário-geral nomeado para o Ministério da Defesa. Ocupava o cargo de titular de Coordenação e Organização Institucional do ministério.
MD – Secretário-geral toma posse Dr Ari Matos Cardoso Link
Secretário-Geral MD – Discurso de Posse Dr Ari Matos Cardoso Link
|
MD Apresenta Projetos da Defesa Nacional
|
O ministro da Defesa, Celso Amorim, apresentou em audiência pública no Senado Federal os principais projetos em curso para as Forças Armadas. Em sua exposição, disse que a concretização e a manutenção desses programas depende de investimento contínuo e voltou a defender que o volume de recursos dedicados à Defesa passe dos atuais 1,5% para 2% do Produto Interno Bruto (PIB), num prazo de dez anos. A audiência aconteceu na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional.
Uma apresentação dos pontos relevantes da exposição do Ministro Celso Amorim é dada no artigo:
CRE – Amorim Apresenta Projetos da Defesa Nacional Link
|
Facebook Fanpage DefesaNet
|
Facebook Fanpage – Agora você pode acompanhar o Defesanet no Facebook com novidades tecnológicas e as principais notícias sempre atualizadas. Imagens, fotos e comentários, você pode fazer parte de tudo isso ativamente.
Curta a nossa Fanpage! Clique aqui
|
LAAD Bastidores 6 – SGDC – A Guerra dos Satélites
|
Na noite da última-sexta-feira (03ABR13), a empresa VISIONA anunciou o short-list para os três fornecedores de satélites. Uma guerra discreta mas feroz.
Uma competição surda ocorria durante a LAAD Defence and Security 2013, era a Guerra dos Satélites, ou melhor a do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), e da implantação da sua infraestrutura de solo.
No dia 8 de Abril, anterior à abertura da LAAD, foram entregues pelos competidores as propostas técnicas . Uma semana após foram entregues as propostas comerciais, ambas à VISIONA Tecnologia Espacial S.A.,empresa criada pela EMBRAER (51%) e TELEBRAS (49%).
LAAD Bastidores 6 – SGDC – A Guerra dos Satélites Link
|
LAAD Bastidores 7 – O Tour Ministerial
|
O Ministro da Defesa Embaixador Celso Amorim surpreendeu a expositores e visitantes durante a LAAD Defence and Security 2013. Primeiro por estender a sua presença até a manhã do último dia da feira.
Segundo pelos seus tours em visita à feira, falando com expositores e para surpresa de muitos visitantes cruzarem com o ministro.
Com uma segurança mínima, acompanhado pelo ajudante de ordens e assessor de imprensa o ministro circulou com desenvoltura pelos stands da LAAD
LAAD Bastidores 7 – O Tour Ministerial Link
|
TAM 2C o futuro CC da Argentina
|
No dia 26 de abril, por ocasião do dia da Cavalaria do Exército Argentino, foi apresentado o carro de combate médio argentino (TAM Tanque Argentino Mediano) modernizado.
Após mais de dois anos de trabalho, que incluiu uma primeira fase de nove meses para estudos de viabilidade e assinatura de contrato com a empresa israelense ELBIT, e uma segunda fase de um ano e sete meses de estudo estrutural, concepção e fabrico de componentes, foi entregue o primeiro protótipo TAM 2C.
TAM 2C o futuro CC da Argentina Link |
Reator Multipropósito Brasileiro – Assinado o Contrato
|
Na segunda-feira (6MAI13), na sede da CNEN, no Rio de Janeiro, foi realizada a assinatura do contrato com a empresa argentina INVAP, que vai elaborar o projeto básico dos itens e sistemas nucleares do reator.
O Reator Multipropósito Brasileiro (RMB), empreendimento a cargo da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), deverá entrar em funcionamento em 2018, no município de Iperó, no interior de São Paulo. Trata-se de um reator nuclear de pesquisa multipropósito que tem como uma de suas finalidades a produção de radioisótopos, que são a base para os radiofármacos utilizados na Medicina Nuclear e para produção de fontes radioativas usadas em aplicações na indústria, na agricultura e no meio ambiente.
Reator Multipropósito Brasileiro – Assinado o Contrato Link
Reator Nuclear Multipropósito: cooperação estratégica Brasil e Argentina Link
|
Visita Presidente Alemanha I
|
O Presidente da República Federal da Alemanha, Joachim Gauck, realiza visita ao Brasil no período de 13 a 16 de maio. O Chefe de Estado alemão visitará São Paulo e Rio de Janeiro.
Na capital paulista, manterá reunião de trabalho com a Presidenta Dilma Rousseff no dia 13, quando ambos os Presidentes participarão da cerimônia de abertura do 31° Encontro Econômico Brasil-Alemanha. Sua viagem ao Brasil é a primeira que faz ao exterior acompanhado de delegação empresarial.
O Brasil é o maior parceiro comercial da Alemanha na América Latina. O intercâmbio comercial bilateral cresceu três vezes nos últimos dez anos, evoluindo de US$ 6,96 bilhões em 2002 para US$ 21,5 bilhões em 2012; hoje representa 22% do fluxo comercial com a União Europeia.
|
Visita Presidente Alemanha II
|
Excluindo o PROSUB a Alemanha é hoje o maior fornecedor de equipamentos e sistemas militares e de segurança ao Brasil. Inclui fornecimento de blindados, aeronaves, helicópteros, equipamentos eletrônicos.
Além de uma posição mais agressiva nos mercado internacional de defesa como é demonstrado nas recentes vendas de equipamentos militares à Indonésia, Arábia Saudita e Qatar.
Alemanha: Berlim Aprova venda Blindados para Indonésia
|
ARMAS – Vítimas são maiores na Imprensa
e Percepção da População
|
Nelson Düring
Editor-Chefe DefesaNet
Como um tsunami, a cada “massacre” de um atirador, que ocorre quase sempre nos Estados Unidos a imprensa e políticos sugerem e tentam impor desarmamento civil como a solução de todos os males.
Os dados liberados pelo PEW Research Center divulgados, no dia 7 de Maio,mostram uma realidade contrária a que a imprensa impinge aos cidadãos.
Em um período de 20 anos, considerado o pique de 1993 até 2013 houve uma redução nos homicídios com armas de fogo (- 49%), atos violentos com armas de fogo (-75%), crimes violentos sem armas de fogo (-72%).
Porém a percepção da população é ao contrário. Para a maioria da população americana (56%) acreditam que os índices de crimes com armas de fogo aumentaram em relação há 20 anos atrás.
Os chamados “Massacres” (Public mass shootings) representam menos que 1% dos homicídios por armas de fogo.Porém eles atraem uma intensa cobertura de imprensa gerada pelo interesse do Público e preocupação deste. Os “massacres”, em Newtown, Connecticut, Aurora, Colorado, e Tucson, Arizona, foram as notícias de maior repercussão nos últimos anos.
O próprio PEW Research não consegue identificar as razões desta queda na criminalidade, porém a receita simplista do desarmamento certamente não é a causa.
ARMAS – Vítimas são maiores na Imprensa e Percepção da População Link
ARMAS – Venda para EUA sobe 187,5 por cento na gestão Lula Link
Bravo D. Odete -Tiros certeiros aos 88 anos Link
ARMAS – Surpresa, Eleitores Republicanos e Democratas desejam tê-las para proteção Link
|
|
Para receber o DN inscreva-se na página inicial do DefesaNet |