Nota Oficial do Sindicato dos Metalúrgicos de S.J. Campos e Mensagem do Grupo Investidor
Investidor não chega a acordo com Avibras e encerra negociação para compra da fábrica
Nota DefesaNet
Na noite de 09 DEZ 2024 tanto a AVIBRAS como o presidente Sindicato dos Metalúrgicos de SJC e Região emitiram notas sobre a desistência do grupo Investidor Anônimo
Fala do Presidente do Sindicato Sr Weller Gonçalves Link
Nota da Diretoria da AVIBRAS Link
Nota Oficial do Sindicato dos Metalúrgicos de S.J. Campos e Mensagem do Grupo Investidor
O Editor
Nota Oficial do Sindicato dos Metalúrgicos de S.J. Campos e Mensagem do Grupo Investidor
O Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região foi formalmente comunicado, na noite dessa segunda-feira (9), que se encerraram as negociações entre a Avibras Indústria Aeroespacial e o investidor que estava interessado na compra da empresa.(Nota DefesaNet a nota do Investidor em formato pdf publicada mais abaixo)
Em ofício enviado ao Sindicato, Carlos Fortner, representante do investidor, comunica que terminou o prazo de 45 dias de negociação com a Avibras e seus acionistas, sem que tivessem sido cumpridas as condições para o fechamento do negócio.
Informa também que foi retirada a proposta para pagamento das dívidas trabalhistas, que estava sendo negociada com o Sindicato.
As negociações entre a entidade e o investidor vinham acontecendo desde 8 de novembro e terminaram no dia 28. A dívida trabalhista acumulada pela Avibras passaria a ser de responsabilidade do comprador. Conforme registrado em ata da última reunião, a validade da proposta estava condicionada ao “closing” (fechamento) da aquisição da empresa.
Depois de receber informações de que a venda da Avibras ainda não estava garantida, a diretoria do Sindicato decidiu aguardar essa garantia para, em seguida, submeter a proposta à assembleia dos trabalhadores. Os fatos mostram que a diretoria do Sindicato tomou a decisão certa ao condicionar a assembleia à conclusão do processo de venda.
O Sindicato considera lamentável a desistência da transação comercial, uma vez que a Avibras e o investidor, que se mantém no anonimato, geraram grandes expectativas nos trabalhadores, que estão há 20 meses sem salário, FGTS e INSS.
Apesar das duras dificuldades financeiras enfrentadas pelos funcionários, o investidor chegou a propor o pagamento de apenas 8% dos valores referentes às multas trabalhistas.
Os trabalhadores estão em greve desde 9 de setembro de 2022, em razão dos salários atrasados. A volta ao trabalho só acontecerá após o pagamento da dívida.
O Sindicato repudia o fato ocorrido. A Avibras e o investidor sabiam do drama dos trabalhadores, deixando-os nessa situação que se arrasta por dois anos. Antes de dar sequência às negociações, já deveriam ter articulado a volta da empresa às atividades e à formalização dos contratos e de todas as outras dívidas.
Mesmo com o fim do processo de compra e venda, o Sindicato continuará lutando em defesa dos trabalhadores e cobrando do governo federal medidas que levem à regularização dos salários e à volta das atividades da principal indústria bélica do país.
Desenvolvido por EmbedPress