“DEPORTEX– LE II/2024” foi realizada entre os dias 3 e 6 de dezembro
Por Guarda-Marinha (RM2-T) Janaína Casanova
A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), realizou um exercício militar denominado Operação “DEPORTEX– LE II/2024” nas instalações do Porto de Salvador, no período de 3 a 6 de dezembro. O exercício, que ocorreu na área marítima e em terra, teve como propósito adestrar a Força na Defesa de Porto e contou com a participação de cerca de 200 militares e seis embarcações.
A Operação de Defesa de Porto visa impedir ou neutralizar ataques contra um porto, ou fundeadouro e seus acessos. O exercício foi realizado em conjunto com a Autoridade Portuária da Bahia – Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), Guarda Portuária e Praticagem da Bahia.
“A operação é importante pela preocupação com a segurança e a coordenação de diversas instituições em prol de um porto seguro, atualizando os planos de defesa da nossa Força em conjunto. Foram simuladas situações que podem ocorrer no dia a dia, sem alteração nas operações do porto”, afirmou o Comandante do 2° Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, que também destacou a localização estratégica do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador para a defesa portuária.
Essa foi a segunda “DEPORTEX” ano de 2024. Em março, o exercício foi realizado nas instalações do Terminal Portuário de Cotegipe (TPC), porto estratégico na exportação de grãos, situado dentro da Baía de Todos-os-Santos. Desta vez, ocorreu no Porto de Salvador, importante estrategicamente para Bahia e o Brasil tanto para o turismo quanto para a economia.
Para o Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, a “DEPORTEX” exige um planejamento detalhado por parte de todas as organizações militares subordinadas ao Com2ºDN em Salvador, além da coordenação com a Guarda Portuária, que já faz a proteção diária. “O mais importante é adquirir conhecimento sobre o Porto em uma situação de paz, para o caso de haver uma necessidade real estarmos prontos para atuar com mais agilidade”, afirmou.
Participaram da “DEPORTEX” militares do Com2ºDN, da Base Naval de Aratu, da Capitania dos Portos da Bahia, do Centro de Intendência da Marinha em Salvador, do Comando da Força de Minagem e Varredura, da Estação Rádio da Marinha em Salvador, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, do Grupamento de Patrulha Naval do Leste e do Serviço de Sinalização Náutica do Leste, além do Navio-Patrulha “Gravataí” e lanchas da Capitania dos Portos da Bahia e do Grupamento de Patrulha Naval do Leste.
Porto de Salvador
O Porto de Salvador desempenha, atualmente, um papel decisivo para a economia nacional, destacando-se na movimentação de contêineres, cargas gerais, trigo, celulose e frutas, beneficiado, entre outros fatores, por sua posição estratégica em relação ao Continente Europeu e ao Mercosul. Sua área de influência inclui, além da Bahia, o norte de Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
É também um dos principais destinos das rotas de cruzeiros marítimos do litoral brasileiro. Nos últimos anos, o Porto de Salvador tem recebido investimentos na sua infraestrutura, a exemplo da Via Expressa, que interliga a BR-324, a dragagem do seu canal de acesso, a construção do novo terminal marítimo de passageiros, a compra de novos equipamentos para o terminal de contêineres e a modernização da estrutura de recepção de trigo.
“Vimos com muito bons olhos a execução do exercício no Porto de Salvador. Fizemos um planejamento conjunto para realizarmos da forma mais real possível. Assim, conseguimos treinar em conjunto, garantindo que estaremos cada vez mais preparados para o caso de uma situação real”, afirmou o Diretor-Presidente da CODEBA, Antonio Gobbo.
Fonte: Agência Marinha de Notícias