A Turma Árion celebra sua formatura em uma cerimônia repleta de tradição
Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
Um dia para ficar eternizado na memória! Repleta de emoção e orgulho, a Academia da Força Aérea (AFA) celebrou, nesta sexta-feira (06/12), a formatura de 163 novos Aspirantes a Oficial da Força Aérea Brasileira (FAB). Após quatro anos de intensa dedicação e superação, a cerimônia representou um marco de realização. A turma foi formada por 107 Cadetes Aviadores (CFOAV), 39 Intendentes (CFOINT) e 17 de Infantaria (CFOINF).
Presidida pelo Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro Filho, a solenidade foi realizada na AFA, em Pirassununga (SP), e contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, do Comandante da AFA, Brigadeiro do Ar Marcello Lobão Schiavo, Oficiais-Generais do Alto-Comando, entre outras autoridades militares e civis. O evento marcou a declaração de Aspirantes da Turma Árion, em uma celebração carregada de simbolismo e significado, coroando o esforço e a formação dos futuros líderes da aviação militar.
“Hoje celebramos a formatura de futuros líderes e, ao falar em liderança, não posso deixar de mencionar o líder de vocês, o Comandante Damasceno. Um verdadeiro líder, que inspira, entrega resultados e, acima de tudo, é um homem do bem. Meus sinceros agradecimentos por todo o companheirismo ao longo desses últimos dois anos em que tem conduzido nossa Força Aérea. Parabéns aos formandos! Mantenham-se atualizados, estudem, progridam e evoluam profissionalmente. Vocês têm, como referência, um grande líder a seguir”, destacou o Ministro.
Um dos momentos mais emblemáticos da cerimônia foi a entrega das espadas, símbolo tradicional do Oficialato nas Forças Armadas. Cada Oficial recebeu uma espada, forjada em aço, que representa coragem e bravura.
A senhora Silvânia Maria, mãe da primeira colocada da turma de Intendência, Sabrina Santos de Neves, emocionou-se durante a entrega da espada. “Não consigo nem explicar o que estou sentindo. É um sonho. Estou muito orgulhosa e feliz por ver minha filha se formar e conquistar o primeiro lugar em sua turma”, ressaltou.
Destaque também para a passagem do Estandarte da Academia da Força Aérea, símbolo máximo da Instituição. O Cadete Renan Pavan Sá, primeiro colocado da turma, realizou a entrega do Estandarte ao Cadete Gabriel de Lima Costa, que assume como novo Líder do Corpo de Cadetes da Aeronáutica.
“Foram sete anos de muita dedicação e estudo para chegar até aqui. São muitos sonhos realizados, não apenas os meus, mas também os da minha família. Hoje, concretizo um deles ao receber minha espada, em um momento de emoção indescritível. Continuarei me esforçando para retribuir à Força Aérea todo o investimento que foi confiado a mim.”
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, declarou oficialmente os Cadetes da Turma Árion como Aspirantes a Oficial, reconhecendo o êxito na conclusão de seus cursos de formação.
“Todo mundo sabe que a carreira na Força Aérea Brasileira não se constrói sozinha, afinal, somos todos uma grande família. Destaco o papel da Academia da Força Aérea, onde a tradição se encontra com a excelência, montando o caráter e o profissionalismo de cada um daqueles que aqui se formam. Caros Aspirantes da Turma Árion, é uma honra transmitir palavras de incentivo, reforço e orientação para esta nova fase de suas carreiras. A Força Aérea orgulha-se de receber os novos Aspirantes a Oficial”, disse o Oficial-General.
A Turma Árion, com espírito de união e coragem, entoou, pela última vez, seu grito de guerra no Ninho das Águias e, ao som das Canções “Ensino da Aeronáutica” e “Bandeirantes do Ar”, a cerimônia foi encerrada com um imponente desfile militar.
Aeronaves de instrução T-27M Tucano, do Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) – Esquadrão Cometa – realizaram um voo em homenagem à Turma Árion, seguido pela apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) – Esquadrilha da Fumaça – que encerrou a cerimônia.
Fotos: Sargento Müller / CECOMSAER