Por Helena L’acosta
O Ministro da Defesa, José Mucio Monteiro, acompanhado do Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, participou da cerimônia do Aspirantado 2024, na Academia Militar das Agulhas Negras (Aman), em Resende (RJ). A solenidade ocorreu, neste sábado (23), por ocasião da formatura de conclusão de curso da turma “Bicentenário General João Manoel Menna Barreto”, formada por 390 cadetes, sendo oito militares de países estrangeiros.
Na oportunidade, o ministro entregou a Espada de Oficial do Exército (símbolo do oficialato das Forças Armadas) a um familiar do primeiro colocado da turma, o cadete Gustavo Silva Nascimento, do curso de Comunicações. Em seu discurso, José Mucio ressaltou o legado da Aman, bem como os desafios da carreira das armas. ”Esta Academia Militar é herdeira de marcantes tradições. Por aqui passaram inúmeros chefes e líderes, comprometidos com o Exército e com o Brasil. Vocês são a continuidade dessa história de sucesso. Sua chegada às primeiras unidades representa a renovação, o sangue novo, o impulso para a manutenção de uma Força Terrestre sempre à frente de seu tempo, vencendo desafios e conquistando novos horizontes. A vocês, agora, cabe o desafio de atuar como as sentinelas das fronteiras, os agentes da defesa e os garantidores da soberania brasileira”, salientou o ministro.
Momentos antes, os cadetes fizeram a restituição do Espadim, ato em que os militares entregam à Força as réplicas da Espada de Caxias, patrono do Exército, que portaram desde o primeiro ano da formação na Academia.
Também marcaram presença na cerimônia, o Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; entre outras autoridades civis e militares, além dos familiares dos novos aspirantes.