Search
Close this search box.

ASELSAN apresentou soluções avançadas de segurança pública na COP INTERNACIONAL 2024 em São Paulo

A ASELSAN, empresa líder em defesa da Turquia, participou da COP INTERNACIONAL 2024, uma das feiras de segurança pública mais importantes da América Latina. Realizado entre 16 e 18 de outubro em São Paulo, o evento proporcionou à ASELSAN uma oportunidade valiosa de apresentar suas soluções avançadas de segurança pública adaptadas às necessidades da região. Foto – Stand com a presença da ASELSAN na COP


DefesaNet Nota

Para o texto em Inglês acesse o link.
ASELSAN Showcased Advanced Public Safety Solutions at COP INTERNACIONAL 2024 in São Paulo 

O Editor


Na Feira COP, a ASELSAN destacou suas soluções inovadoras projetadas especificamente para garantir a segurança pública, incluindo rádios portáteis e móveis ASTELA série 3700 e 3800, sistemas de comunicação nacionais capazes de conectar os 27 estados do Brasil, garantindo comunicação segura e confiável para as autoridades. Além disso, a ASELSAN apresentou sua solução de interferência de ponta KOVAN Suitcase GSM / Wi-Fi Jammer System, projetada para neutralizar comunicações não autorizadas ou prejudiciais.

Ela também exibiu seus equipamentos optrônicos com recursos de visão diurna e noturna, como VEGA, TİMSAH, NOVA e câmeras corporais ODAKAN para aplicação da lei, que aumentam a transparência e a responsabilidade durante as operações. Essas inovações foram projetadas para aprimorar os recursos de segurança e melhorar a coordenação para autoridades brasileiras, como polícia e equipes de emergência.

A participação da ASELSAN na COP INTERNACIONAL 2024 marcou um passo fundamental em sua estratégia de expansão na América Latina, fornecendo soluções inovadoras para atender às crescentes necessidades de segurança da região.

Refletindo sobre a visão da ASELSAN de desenvolver tecnologias revolucionárias e o compromisso com o mercado brasileiro, o CEO, Sr. Ahmet Akyol, declarou que: “Nosso objetivo era destacar nossas soluções tecnológicas avançadas em segurança pública para as autoridades brasileiras, posicionando a ASELSAN como a melhor escolha para atender às necessidades de segurança pública do Brasil.” Ele enfatizou a dedicação da ASELSAN em formar parcerias de longo prazo na América Latina e apoiar os esforços de segurança pública em toda a região.

Segue entrevista exclusiva para DefesaNet com o Presidente e CEO da ASELSAN, Sr. Ahmet Akyol.

1 – Pode dar uma breve descrição da história e das capacidades da ASELSAN para nossos leitores (brasileiros)?

Fundada em 1975 por quatro engenheiros turcos, a ASELSAN foi estabelecida em resposta aos desafios impostos ao nosso país durante a Operação de Paz do Chipre. Criada com uma abordagem de mobilização nacional para atender às necessidades de comunicação das Forças Armadas Turcas de forma doméstica e única contra embargos, a ASELSAN agora se tornou uma gigante global de tecnologia capaz de fornecer soluções em uma ampla gama de campos, do subaquático ao espaço sideral.

Iniciando suas operações com a produção de rádios militares, a ASELSAN se tornou uma das líderes globais na indústria hoje, graças às suas tecnologias desenvolvidas em radar, sistemas de guerra eletrônica, sistemas de orientação microeletrônica e eletro-ópticos, tecnologias de sistemas de defesa e tecnologias de comunicação e informação. Por meio século, a ASELSAN vem desenvolvendo tecnologias inovadoras em todos os campos da eletrônica de defesa. Com sua competência tecnológica e capacidades de engenharia, a ASELSAN não se concentra apenas na defesa, mas também desenvolve produtos e sistemas de ponta em setores civis como transporte, segurança, automação, energia e saúde, fornecendo essas soluções para uso na Turquia, bem como para países amigos e aliados.

Na ASELSAN, realizamos projetos que causam um impacto significativo na Turquia e globalmente, não apenas com nossos produtos de última geração que desenvolvemos do zero, mas também com nossa experiência em modernização. A ASELSAN oferece uma solução de modernização exclusiva que abrange todas as necessidades existentes para a modernização de Carros de Combate, como o Leopard 2 e o M60, aprimorando seu desempenho a um nível que supera o de todos os tanques atuais. Essas soluções de modernização são construídas sobre as soluções de sistema desenvolvidas nacionalmente pela ASELSAN, que formam a infraestrutura eletrônica do nosso Carro de Combate (MBT) nacional, ALTAY.

Com as medidas tomadas em linha com sua estratégia de crescimento orientada para a exportação, a ASELSAN ocupa a 42ª posição na lista das 100 maiores empresas de defesa do mundo da Defense News. Com seu excelente desempenho de crescimento no ano passado, ela se tornou uma das dez empresas de defesa de crescimento mais rápido do mundo. Com escritórios e subsidiárias em 20 países, do Oriente Médio à África e da Ásia-Pacífico à América Latina, a ASELSAN exporta suas soluções de ponta em defesa para 90 países em todo o mundo.

2 – O portfólio de produtos da ASELSAN é impressionante. Quais são os principais alvos para o mercado brasileiro?

O Brasil é um mercado-chave para a ASELSAN devido às suas crescentes necessidades de defesa e segurança e sua posição como líder regional na América Latina. A participação da ASELSAN na Feira COP representa uma iniciativa estratégica para se envolver com as Autoridades de Segurança Pública Brasileiras. Nosso principal objetivo é mostrar nossas soluções tecnológicas avançadas em segurança pública para as Autoridades Brasileiras, posicionando a ASELSAN como a melhor escolha para atender às necessidades de segurança pública do Brasil.

Para a ASELSAN, a COP Fair é uma plataforma importante para demonstrar nossas capacidades nas áreas de segurança pública, sistemas de comunicação, tecnologias antidrone, optrônica e muitas outras soluções para o uso final de Políticas Civis/Militares e outros Profissionais de Segurança Pública. Por meio desse engajamento, a ASELSAN não apenas aumentou sua visibilidade em um mercado em rápida evolução, mas também ofereceu ao Brasil soluções inovadoras para aprimorar a segurança e a proteção nacional.

Reconhecemos que os principais desafios de segurança que o Brasil enfrenta são em grande parte internos, e não externos. Embora o Brasil tenha uma forte postura de defesa, grande parte do foco de segurança do país está em abordar questões de segurança interna. Entre as preocupações mais urgentes estão a criminalidade e o crime organizado, principalmente em centros urbanos como Rio de Janeiro, São Paulo e outras grandes cidades.

A ASELSAN oferece soluções projetadas para segurança urbana e proteção de infraestrutura crítica, incluindo prisões e instituições governamentais. Oferecemos sistemas integrados que combinam uma variedade de tecnologias avançadas, como redes de comunicação, radares, bloqueadores, câmeras e outros sensores vitais. Esta abordagem abrangente fornece monitoramento e proteção de ponta a ponta, permitindo que as autoridades aumentem a segurança, combatam o crime e melhorem a segurança pública em áreas urbanas e locais sensíveis.

Considerando os desafios, o Brasil precisa de soluções avançadas para proteger efetivamente suas fronteiras, combater o crime organizado e salvaguardar seus recursos naturais. Acreditamos que as soluções de segurança pública e de fronteira da ASELSAN são altamente atraentes para as necessidades do Brasil. Nossos sistemas avançados de vigilância, tecnologias de monitoramento de fronteira, soluções de visão noturna, sistemas de detecção de intrusão e bloqueadores podem desempenhar um papel crítico no fortalecimento da capacidade do Brasil de lidar com atividades criminosas e proteger suas fronteiras.

Ao focar em soluções de segurança integradas que abordam tanto o crime urbano quanto o controle de fronteira, a ASELSAN está bem posicionada para apoiar o Brasil no enfrentamento dos seus desafios de segurança.

3 – Como a ASELSAN planeja lidar com o Brasil em uma busca direta de vendas por parceiros? Quais são os passos a seguir?

O Brasil coloca ênfase significativa no fortalecimento de suas capacidades domésticas e no avanço de tecnologias locais no setor de defesa. Esse foco se reflete no comprometimento do Brasil com iniciativas de localização e nacionalização, particularmente quando se trata de aquisição de defesa. Além disso, o Brasil tem uma indústria de defesa bem estabelecida e em rápida evolução que continua a crescer em termos de inovação e capacidade.

A ASELSAN reconhece a importância desse ambiente dinâmico e está comprometida em estabelecer parcerias de longo prazo no Brasil. Nosso objetivo é colaborar com os líderes da indústria brasileira para fornecer soluções de defesa de ponta, ao mesmo tempo em que contribui para o crescimento da indústria local. Entre outros modelos, isso pode ser alcançado por meio de modelos de Transferência de Tecnologia (ToT) e Transferência de Produção (ToP), garantindo que tanto o compartilhamento de conhecimento quanto a capacitação sejam partes integrais de nossa colaboração com parceiros brasileiros.

ASELSAN ODAKAN Body Worn Camera apresentada na COP

Ao mesmo tempo, a ASELSAN está pronta para se envolver diretamente com os usuários finais no Brasil, trabalhando em estreita colaboração com nossos clientes desde a fase inicial do conceito, podemos garantir que nossos produtos estejam totalmente alinhados com as necessidades específicas do Brasil. Além disso, acreditamos em fornecer suporte pós-venda abrangente, garantindo que nossas soluções sejam efetivamente implantadas e usadas durante todo o seu ciclo de vida.

A ASELSAN já estabeleceu conexões com várias empresas brasileiras importantes como parte de seu envolvimento em grandes projetos de defesa. Mantemos ativamente uma comunicação próxima com esses parceiros para garantir que estejamos alinhados em nossa abordagem e trabalhando em direção a um objetivo comum: atender às necessidades de defesa e segurança do Brasil da melhor maneira.

Seguindo em frente, acreditamos que o passo mais importante é identificar parceiros locais estratégicos que possam contribuir para o desenvolvimento e entrega de nossas soluções. Construir relacionamentos fortes e mútuos com esses parceiros será crucial para o sucesso no competitivo mercado de defesa do Brasil.

4 – Na semana passada, o Ministro da Defesa do Brasil teve um evento chamado Diálogo das Indústrias de Defesa (DID) Brasil-Turquia 2024. Qual é o foco principal das empresas turcas no Brasil?

O Diálogo das Indústrias de Defesa (DID) Brasil-Turquia’ é um evento importante para fomentar a colaboração e aprofundar os laços entre a Türkiye e o Brasil no setor de defesa. Ele fornece uma plataforma valiosa para se manter atualizado sobre os projetos de defesa do Brasil, entender a direção que o país está tomando e obter insights sobre os pontos fortes e capacidades das empresas brasileiras locais.

Para as empresas turcas, incluindo a ASELSAN, o evento DID é uma oportunidade fundamental para explorar áreas de interesse mútuo e colaboração, particularmente nos setores em que a Türkiye e o Brasil têm fortes capacidades. A Türkiye tem uma indústria de defesa bem estabelecida e competitiva, com empresas como a ASELSAN desempenhando um papel significativo no cenário global, competindo com grandes players na área de defesa. Acreditamos que a sinergia entre a Türkiye e o Brasil apresenta oportunidades significativas de cooperação, alavancando pontos fortes complementares em tecnologia, inovação e expertise.

A ASELSAN, em particular, vê forte potencial para parcerias estratégicas em optrônica, comunicações, sistemas de segurança e eletrônica de defesa, onde acreditamos que podemos contribuir mais para o Brasil. O evento DID não é apenas uma oportunidade para a ASELSAN fortalecer seus relacionamentos com os líderes da indústria brasileira, mas também um momento para identificar novas áreas de cooperação que beneficiarão ambas as nações. Com objetivos comuns em defesa, tecnologia e crescimento industrial, a Turquia e o Brasil têm potencial significativo para parcerias de longo prazo em uma ampla gama de campos.

5 – Como a ASELSAN mantém seu status de líder em eletrônica de defesa avançada, dado seu foco em áreas críticas como eletrônica, optrônica, comunicações e segurança nos setores militar e civil, incluindo saúde?

A ASELSAN permanece na vanguarda da eletrônica de defesa por meio de investimento contínuo em P&D, colaboração com universidades e instituições de pesquisa líderes e um compromisso inabalável com a inovação. Nós nos concentramos no desenvolvimento de tecnologias de ponta, não apenas para fins de defesa, mas também para necessidades civis, como saúde. Ao entender as necessidades em evolução e manter uma abordagem flexível e voltada para o futuro, garantimos que a ASELSAN continue líder em soluções avançadas de eletrônica, optrônica e comunicação.

Claro, ao discutir nosso sucesso, também devemos reconhecer nossa força de trabalho jovem e talentosa, que está continuamente se desenvolvendo e inovando. A ASELSAN, com uma idade média de 32 anos, está consistentemente classificada entre as principais empresas para as quais estudantes universitários e profissionais desejam trabalhar. Com esses atributos exclusivos, ela também fez contribuições significativas para reverter a fuga de cérebros, atraindo engenheiros turcos que já haviam ido para o exterior de volta para a empresa.

Ao considerar todos esses fatores, fica claro que o sucesso nacional e global da ASELSAN não é uma coincidência. No entanto, não pretendemos parar por aí. Sob a visão estratégica que definimos, chamada AselsaneXt 2030, pretendemos estar entre as 30 maiores empresas do mundo até o ano de 2030. Enquanto nos esforçamos para atingir essa meta, nossa visão principal é:

● Produzir os melhores produtos da categoria,
● Desenvolver tecnologias revolucionárias,
● Crescer por meio de colaborações internacionais.

6 – Qual é a principal mensagem da ASELSAN para o Campo de Defesa Brasileiro, primeiramente para o Governo?

Como ASELSAN, estamos comprometidos em ser um parceiro confiável e de longo prazo na modernização e fortalecimento das capacidades de defesa e segurança do Brasil. Estamos prontos para oferecer soluções de ponta e adaptáveis, adaptadas para atender às necessidades específicas do Brasil, incluindo segurança de fronteira, segurança pública e suporte para os objetivos de defesa mais amplos do país.

Nossa abordagem se concentra na colaboração e parceria com o Brasil, alinhando-se com os objetivos de localização do país e as estratégias nacionais de defesa. A ASELSAN está totalmente comprometida em transferir tecnologia, conhecimento e capacidades de produção para a indústria brasileira, o que não só contribuirá para o desenvolvimento do setor de defesa do Brasil, mas também fortalecerá a economia local. Também estamos preparados para apoiar as iniciativas de defesa brasileiras com uma estrutura abrangente de suporte pós-venda, garantindo que as soluções que fornecemos continuem a gerar valor durante todo o seu ciclo de vida.

A ASELSAN vê o Brasil como um parceiro estratégico na América Latina e está ansiosa para contribuir para a soberania, segurança e crescimento tecnológico do país. Por meio do nosso modelo de parceria, pretendemos ajudar o Brasil a desenvolver suas capacidades de defesa de uma forma inovadora e autossustentável, ao mesmo tempo em que trabalhamos lado a lado com o governo brasileiro e empresas locais para atingir objetivos mútuos.

A mensagem da ASELSAN é que, juntos, a Turquia e o Brasil podem construir um futuro de capacidades de defesa compartilhadas, inovação tecnológica e desenvolvimento industrial, criando uma base sólida para a segurança nacional e estabilidade regional.

7 – E a mensagem para as empresas brasileiras?

Quanto às empresas brasileiras, a principal mensagem da ASELSAN é colaboração, inovação e crescimento compartilhado. Reconhecemos a força e a expertise da indústria de defesa do Brasil e vemos grande potencial para parcerias estratégicas que podem alavancar os pontos fortes complementares da ASELSAN e das empresas brasileiras locais.

Como nossa mensagem ao governo brasileiro, acreditamos que é importante enfatizar nosso compromisso em estabelecer parcerias de longo prazo com empresas locais baseadas na confiança mútua, onde a ASELSAN pode contribuir por meio de transferência de tecnologia, capacidades de produção e criação de valor local.

Por meio dessas parcerias, pretendemos apoiar o desenvolvimento da indústria de defesa do Brasil e, juntos, expandir nossa competitividade no mercado global. Além disso, a ASELSAN acredita que, trabalhando juntos, podemos impulsionar a inovação, melhorar a eficiência operacional e contribuir para o crescimento do setor de defesa do Brasil, ao mesmo tempo em que aprimoramos as capacidades industriais locais.

Nossa abordagem não é apenas vender produtos, mas construir um ecossistema de defesa sustentável e autossuficiente. Ao compartilhar conhecimento, experiência e promover a cooperação, podemos fortalecer nossa posição juntos, tanto no mercado de defesa nacional quanto internacional.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter