Search
Close this search box.

Desenvolvimento e Integração de sistemas navais: Atech exibe suas soluções na Euronaval

Empresa brasileira leva alta-tecnologia para a principal feira global do setor

A Atech, empresa do Grupo Embraer, apresentará seu portfólio de soluções de defesa e segurança, bem como demonstrará sua expertise no desenvolvimento e integração de sistemas navais complexos na Euronaval 2024. A feira, considerada uma das mais significativas do segmento no mundo, ocorrerá de 4 a 7 de novembro, em Paris Nord, Villepinte (França).

A Atech é uma das poucas empresas brasileiras presentes na Euronaval. Ela é reconhecida e certificada como EED- Empresa Estratégica de Defesa pelo Ministério da Defesa brasileiro, com mais de 40 anos de experiência desenvolvendo tecnologias para diversos projetos nacionais e internacionais.

Essas tecnologias estão consolidadas em projetos estratégicos da Marinha do Brasil, tornando a Atech um importante player para novas parcerias tanto dentro quanto fora do Brasil. As soluções de alta-tecnologia estão empregadas em importantes programas navais brasileiros, como o PFCT (Programa Fragatas Classe Tamandaré, o LABGENE (Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica), e os helicópteros H225M/H-XBR (Sistemas de Gerenciamento de Dados Táticos Navais).

Em todos os programas citados, a Atech desempenha um papel fundamental ao fornecer soluções inovadoras para o desenvolvimento e integração de sistemas navais complexos. Para as fragatas, isso inclui o CMS (Combat Management System) e o IPMS (Integrated Platform Management System).

No PFCT, a Atech participa da nobre missão de proteger as riquezas da Amazônia Azul, uma área de 5,7 milhões de km2 de águas sob jurisdição brasileira. A empresa faz parte da SPE (Sociedade de Propósito Específico) “Águas Azuis”, que também inclui a thyssenkrupp Marine Systems e Embraer Defesa & Segurança.

Este programa prevê a fabricação de navios modernos com alta complexidade tecnológica e significativo poder de combate. A primeira fragata foi lançada em agosto desse ano, e deve ser entregue à Marinha do Brasil em 2025.

A Atech está presente com suas soluções na América do Sul, Índia e Norte da África. A empresa brasileira possui expertise bem estabelecida para expandir ainda mais e apoiar outras nações em soluções de vigilância costeira e de fronteiras, e gerenciamento de tráfego de embarcações, entre outros tipos de projetos, por meio de iniciativas de cooperação.

Sempre em busca de inovação, a Atech vem desenvolvendo e implementando conceitos e ferramentas de Inteligência Artificial (IA) em diversos setores. Isso inclui Sistemas de Simulação (substituição pilotos humanos no controle de simuladores, interagindo por voz); Sistemas de Gestão de fluxo de Tráfego Aéreo (emprego de “machine Learning” para previsão de trajetória em 4D); Sistemas de Jogos de Guerra Naval; Sistemas de Cibersegurança; e outras iniciativas. A visão da Atech em relação à IA é focada em atender as necessidades dos clientes, tornando suas soluções mais eficazes e precisas.

“Com uma visão perspicaz e voltada para o futuro, criamos soluções inovadoras que garantem a execução bem-sucedida dos projetos da Atech. Nossa forte presença e atuação nos mercados nacional e internacional reforçam a confiança na qualidade e na expertise dos serviços que prestamos”, diz Rodrigo Pérsico, CEO da Atech.

Na Euronaval, a Atech estará no estande I42. A organização espera 500 expositores de pelo menos 30 países. O público estimado é de 25 mil pessoas e 150 delegações oficiais foram convidadas a participar do evento.

Compartilhar:

Leia também
Últimas Notícias

Inscreva-se na nossa newsletter