Na foto a assinatura de aquisição das 24 aeronaves F-16 Block 10/15 da Real Força Aérea da Dinamarca pela Fuerza Aérea Argentina, 16 Abril 2024
Nota DefesaNet – Os itens a serem fornecidos pelo governo americano chamam a atenção pois mesmo países que adquiriram aeronaves novas não tiveram acesso a tantos sistemas classificados (secretos).
Embora os sistemas de armas (mísseis) em números seja limitado a 36 a qualidade é relevante (AIM-120 C-8 AMRAAM), os sistemas de comunicação e até a disponibilidade do sistema de comunicação Datalink Link16.)
A afirmação final é relevante: “a venda proposta apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos ao melhorar a segurança de um grande aliado não pertencente à OTAN que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na América do Sul.”
Esta matéria deve ser lida em conjunto com Notas Estratégicas FAB – Caça Gripen não decola
WASHINGTON, 30 de outubro de 2024 – O Departamento de Estado (US State Department) fez uma determinação aprovando uma possível Foreign Military Sale (FMS) ao Governo da Argentina de Equipamentos e Suporte para Aeronaves F-16 e elementos relacionados de logística e suporte de programa por um custo estimado de US$ 941 milhões. A Agência de Cooperação em Segurança de Defesa (Defense Security Cooperation Agency -DSCA) entregou a certificação necessária notificando o Congresso sobre esta possível venda hoje.
O Governo da Argentina solicitou a compra de equipamentos e serviços para dar suporte a vinte e quatro (24) aeronaves F-16 Block 10/15 adquiridas por meio de transferência de terceiros.
Esses itens incluem:
- trinta e seis (36) AIM-120 C-8 Mísseis Ar-Ar de Médio Alcance Avançados (AMRAAM);
- duas (2) seções de orientação AIM-120 C-8 AMRAAM;
- cento e duas (102) bombas de uso geral MK-82 de 500 lb;
- cinquenta (50) grupos de lâminas de ar MXU-650 para bombas guiadas a laser GBU-12 Paveway II de 500 lb;
- cento e dois (102) fusíveis programáveis conjuntos FMU-152A/B com sistemas de fusíveis FZU-63A/B; e,
- cinquenta (50) grupos de controle de computador MAU-169L/B.
Os seguintes itens não-MDE também serão incluídos: (Nota DefesaNet – Custos de desenvolvimento recorrente que não excedam U$D 200 Milhões)
- armas e equipamentos de suporte de armas; cargas explosivas, dispositivos, propulsores e componentes;
- rádios AN/ARC-238; Sistemas de Planejamento de Missão Conjunta (JMPS); fusíveis inertes FMU-169D/B;
- Sistema de Suporte Terrestre (GSS) para Link-16;
- dispositivos criptográficos KY-58M e KIV-78, Carregadores de Chave Simples AN/PYQ-10 (SKL), cabos de segurança de comunicações (COMSEC) e outros dispositivos e equipamentos COMSEC;
- cartuchos, chaffs e flares; instrutor prático de sistema de descarte de explosivos; suporte a aviônicos;
- equipamento de comunicação; navegação de precisão;
- Números de Identificação de Programa de Computador (CPINS);
- suporte a banco de dados de guerra eletrônica; modificações maiores e menores e suporte de manutenção;
- componentes, peças e acessórios de aeronaves; instrumentos e equipamentos de laboratório;
- peças de reposição, consumíveis e acessórios, e suporte a reparos e devoluções;
- entrega e suporte de software classificado e não classificado;
- publicações classificadas e não classificadas e documentação técnica;
- treinamento de pessoal e equipamento de treinamento; roupas,
- têxteis e equipamentos individuais; combustível de jato; balsa de aeronaves, reabastecimento aéreo e suporte de transporte; estudos e pesquisas;
- serviços de suporte de engenharia, técnicos e logísticos do governo dos EUA e contratados;
- e outros elementos relacionados de logística e suporte de programa.
O custo total estimado é de US$ 941 milhões.
Esta venda proposta apoiará as metas de política externa e os objetivos de segurança nacional dos Estados Unidos ao melhorar a segurança de um importante aliado não pertencente à OTAN que é uma força para a estabilidade política e o progresso econômico na América do Sul.
A venda proposta melhorará a capacidade da Argentina de enfrentar ameaças atuais e futuras ao fornecer a capacidade adicional para conduzir operações de defesa aérea, contra-ataque aéreo ofensivo e apoio aéreo aproximado. A Argentina não terá dificuldade em absorver esse equipamento em suas forças armadas.
A venda proposta desse equipamento e suporte não alterará o equilíbrio militar básico na região.
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