No período de 09 a 27 de setembro, o 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib) qualificou 12 militares por meio do Adestramento de Operadores de Lancha de Combate Aruanã (Adst-Op-LC Aruanã) na região do Lago do Puraquequara, em Manaus-AM.
Ao longo de três semanas foram realizadas diversas atividades teóricas e práticas, iniciando com o Curso Especial para Tripulação de Embarcação do Estado no Serviço Público, em parceria com a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC), abordando conhecimentos sobre navegação e legislação fluvial.
Fazem parte ainda da grade do Adestramento:
familiarização com a Lancha e seus sistemas de armas, de propulsão, de comunicação, de navegação e de detecção; formações e técnicas de movimento; reboque; técnicas de ação imediata (TAI); tiro com armamento orgânico; inserção e extração de tropa; e técnicas de emboscada e contraemboscada. De forma a consolidar os conhecimentos obtidos, os alunos realizam um exercício prático final, cumprindo uma missão de Combate Fluvial.
Por suas características principais de poder de fogo, mobilidade e blindagem, a Lancha de Combate Aruanã confere capacidade diferenciada de atuação em Operações Ribeirinhas, permitindo ganho substancial de autonomia, velocidade, proteção e letalidade aos fuzileiros navais combatendo embarcados.