A Holanda entregou o primeiro dos 24 caças F-16 prometidos à Ucrânia, conforme anunciado pelo Ministério da Defesa do Reino dos Países Baixos. A entrega faz parte do compromisso holandês dentro da coalizão de aviação para apoiar a Ucrânia em sua defesa contra a agressão russa.
O ministro da Defesa holandês, Ruben Brekelmans, confirmou a entrega em uma declaração oficial nas redes sociais. “Pela primeira vez, posso anunciar oficialmente que os primeiros F-16 holandeses foram entregues à Ucrânia. Isso é extremamente necessário. Em Kharkiv, vi a destruição causada pelos ataques aéreos russos e ouvi com frequência as sirenes de alerta. O restante das 24 aeronaves será entregue nos próximos meses”, escreveu Brekelmans na Rede X.
A Ucrânia expressou sua gratidão pelo apoio contínuo da Holanda. Após conversas com a delegação holandesa, o ministro da Defesa ucraniano, Rustem Umerov, agradeceu a “assistência abrangente” que o país está recebendo para se defender dos ataques russos. “As aeronaves F-16 em nossos céus são provas do apoio inabalável do povo e do governo do Reino”, destacou Umerov.
Além disso, Umerov mencionou novos acordos com a Holanda para fortalecer a cooperação dentro da coalizão de aviação, incluindo o treinamento de tripulações ucranianas e o fornecimento de armas e peças de reposição para os F-16.
A Holanda também anunciou a alocação de 400 milhões de euros para ajudar a Ucrânia na aquisição de drones de reconhecimento, ataque e outros fins militares, reforçando ainda mais o apoio ao esforço de defesa do país.