Search
Close this search box.

KC-390 Millennium já lançou mais de 250 mil litros de água durante Operação Tucumã

O esforço logístico das Forças Armadas ocorre durante a Operação Tucumã, em apoio ao combate aos incêndios e à estiagem na Amazônia

Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans E Cap Emília

Em continuidade às ações de combate aos incêndios florestais e à estiagem na Amazônia Legal, a aeronave KC-390 Millennium equipada com o Sistema Modular Aerotransportável de Combate a Incêndios (MAFFS II, do inglês Modular Airborne Fire Fighting System) alcançou nesta sexta-feira (04/10) a marca de 250 mil litros de água lançados durante a Operação Tucumã nas regiões afetadas. O equipamento conta com um tubo que projeta água pela porta traseira esquerda do avião, podendo descarregar até 12 mil litros em 7 segundos em áreas de incêndio e, até hoje o total lançado soma 1.882.050 litros de água.

“Para nós, é uma sensação de que estamos cumprindo bem o nosso dever de cooperar nos combates aos incêndios que assolam a região amazônica e o alcance da expressiva marca de mais de 250 mil litros de água lançados demonstra que estamos prontos para a ação. Do alto, durante as ações, podemos ver os bons efeitos que esse combate tem trazido, apesar dos grandes desafios que essa situação impõe à nossa nação”, ressaltou o integrante do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – Major Aviador Anderson Dias Santiago.

Por meio da Portaria GM-MD Nº 4.454 de 17 de setembro de 2024, o Ministério da Defesa (MD) publicou uma diretriz ministerial que autoriza o emprego temporário e episódico das Forças Armadas nas ações de combate aos incêndios florestais e à estiagem na Amazônia Legal. Muitas regiões receberam apoio da Operação Tucumã, dentre elas, a da Serra do Cachimbo(PA), do Parque Nacional do Araguaia (TO), Terra Indígena Capoto-Jarina (MT), Alta Floresta, Cruzeiro do Sul (AC) e Tabatinga (AM) todas localizadas dentro da Amazônia Legal.

De acordo com a Lei Complementar nº 97, de 9 de junho de 1999, as Forças Armadas desempenham um papel fundamental no apoio ao desenvolvimento nacional e na defesa civil, como parte de suas atribuições subsidiárias.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter