Search
Close this search box.

Fragata “Liberal” realiza exercício de resgate no mar

Treinamento ocorreu com participação de aeronave no mar do Chile

Por Capitão-Tenente (RM2-T) Vanessa Mendonça

Nesta segunda (30), militares da Marinha do Brasil (MB) realizaram um exercício de resgate no mar do Chile, a partir de uma aeronave AH-11B (Super Lynx), embarcada na Fragata “Liberal”. No treinamento foi simulado o resgate de um enfermo em um navio com obstáculos em sua estrutura, em que foi utilizado um guincho para retirada da maca com o doente, para encaminhamento a atendimento hospitalar.

A MB possui uma equipe de Tripulantes Aéreos de Resgate para atuação, a partir de aeronaves, com a missão de prestar socorro no mar em operações de Busca e Salvamento (SAR), podendo também ser empregada em qualquer ambiente operacional que atue uma aeronave do Comando da Força Aeronaval.

Segundo o Comandante da Fragata “Liberal”, Capitão de Fragata Rogério Moreira Diniz, o  treinamento contínuo é essencial para garantir a excelência nas operações de resgate para salvaguarda da vida humana no mar. “A MB está constantemente investindo na capacitação de seus militares para responder a situações de emergência. Treinamentos como o que realizamos  aperfeiçoam o que é ministrado no Curso Especial de Tripulante Aéreo de Resgate para Busca e Salvamento. Esse curso é direcionado à formação de profissionais capazes de desempenhar tarefas de Busca e Salvamento (SAR) a partir de aeronaves”, explicou.

O Curso Especial de Tripulantes Aéreos de Resgate para Busca e Salvamento, realizado pelo Centro de Instrução e Adestramento Aeronaval José Maria do Amaral Oliveira, tem a finalidade de habilitar militares para desempenhar tarefas atinentes às atividades realizadas pelo Grupo de Tripulantes Aéreos de Resgate do Comando da Força Aeronaval e dos Comandos dos Distritos Navais, a fim de serem empregados, prioritariamente, em Operações de Socorro (Incidentes SAR). O objetivo é salvaguardar a vida humana em qualquer ambiente operacional a partir de uma aeronave.

Os militares capacitados estão prontos para intervir em situações críticas, prestando auxílio rápido e efetivo a pessoas em situações de perigo e em resposta a emergências. O curso também inclui a capacitação para o recolhimento de materiais de interesse. Isso envolve a coleta de evidências, objetos ou itens que possam contribuir para a investigação de acidentes. 

Fonte: Agência Marinha de Notícias

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter