Em 1 de maio de 2013, a Alenia Aermacchi completa 100 anos. A empresa aeronáutica única no mundo a vangloriar-se de mais de um século de atividade sob a mesma marca compartilhada, Alenia foi constituída em 1913 por Giulio Macchi como Società Anonima Nieuport-Macchi. 100 anos depois, a marca Alenia Aermacchi supervisiona o setor da aviação do principal grupo industrial da Itália, o Finmeccanica que está entre os dez grupos globais nos setores de segurança, aeroespacial e defesa.
Criada em 11 de janeiro de 2012, a fusão da Alenia Aeronautica, Alenia Aermacchi e Alenia SIA, hoje Alenia Aermacchi é a etapa final de um longo processo de integração iniciado em meados dos anos sessenta destinadas a operações de racionalização para melhor competir no mercado internacional, os mercados que exigem empresas sólidas que ofereçam carteiras de produtos integrados.
Hoje, a Alenia Aermacchi aumentou sua força de trabalho para cerca de. 12.000 pessoas – um contraste diferente dos 10 trabalhadores que construíram o primeiro monoplano Nieuport-Macchi, em 1913. Com suas atividades equilibrada entre os setores civil e militar, é um player global na indústria da aviação.
Durante o seu século de atividades, as empresas que progressivamente fundiram-se para criar a ALENIA, alcançam a marca de ter projetado, desenvolvido, construído, entregue e apoiado quase 30.000 aeronaves em ambos os setores civis e militares. Estas aeronaves foram e são operados por forças aéreas, companhias aéreas e operadores privados em todo o mundo.
Giuseppe Giordo, CEO da Alenia Aermacchi, comentou: "Os nossos primeiros 100 anos significa um século de recordes, dos avanços tecnológicos e do desenvolvimento de um sistema industrial que vem gerando um impacto econômico e social em nosso país. Hoje, a Itália possui uma das poucas indústrias da aviação no mundo capazes de oferecer um caça de última geração, uma aeronave de transporte tático cuja superioridade é mundialmente reconhecida, um excelente treinador a jato avançado e vários programas de colaboração industriais que vão desde o moderno Boeing 787 até o A380 , o maior avião de passageiros do mundo. "
Durante os meses restantes de 2013, várias iniciativas serão promovidas para celebrar o centenário de Alenia Aermacchi, destacando o papel que a empresa tem desempenhado no desenvolvimento da tecnologia aeronáutica e seu impacto na economia e na sociedade.
A partir de hoje, um site dedicado está online: www.aleniaaermacchi100.it
A Alenia Aermacchi pode ter alcançado 100 anos, mas ela ainda tem o mesmo desejo de voar, como fez no primeiro dia!
Nota DefesaNet – Em maio de 1970 a EMBRAER, obteve os direitos de fabricação sob licença do Aermacchi MB326G, que foi designado pela EMBRAER como EMB326GB, Foram produzidos 182 aparelhos de 1971 a 1981. Este ciclo foi importante para a EMBRAER obter conhecimentos de fabricação em série de aeronaves, ensinamentos que foram de extrema importância após nos programa Bandeirante e Brasilia.