FORT WORTH, Texas, – A Lockheed Martin apresentou o primeiro F-35A Lightning II da Polônia ao governo polonês durante uma cerimônia de lançamento nas instalações de produção do F-35 da Lockheed Martin. Esse evento representa um marco significativo na história da Força Aérea Polonesa e fortalece a aliança entre os Estados Unidos e a Polônia, um importante aliado da OTAN.
“Ao longo de mais de 100 anos de existência da Força Aérea Polonesa, houve muitas gerações de pilotos e aeronaves. Tenho orgulho de fazer parte da história hoje, apresentando o F-35 como a próxima geração, que protegerá e defenderá o futuro da Polônia por muitos anos. Estamos nos unindo a uma forte coalizão de caças de 5ª geração em toda a Europa, reforçando a superioridade aérea por meio da dissuasão aliada”, disse o Major-General Ireneusz Nowak, Inspetor da Força Aérea Polonesa.
Como a mais avançada solução 21st Century Security®, o F-35 é a aeronave preferida da OTAN e ajudará a ampliar a forte liderança da Polônia na OTAN por meio de investimentos em modernização militar e maior participação em missões no exterior. A Polônia é uma das várias nações da OTAN a investir na dissuasão aliada do F-35. Com sua interoperabilidade inigualável, os F-35s da Polônia, batizados de “Husarz” em homenagem a uma unidade de calvários do passado militar do país, conectarão recursos em vários domínios para aumentar a consciência situacional da Polônia e de seus principais parceiros europeus.
“Como a aeronave preferida da OTAN, o F-35 é um poderoso multiplicador de forças e fundamental para dissuadir e derrotar ameaças para a Polônia e seus aliados”, disse Greg Ulmer, presidente da Lockheed Martin Aeronautics. “Temos a honra de fortalecer nossa parceria duradoura com a Polônia por meio da celebração de hoje, garantindo a segurança nacional polonesa e o desenvolvimento de capacidades de longo prazo nas próximas décadas.”
Altos líderes governamentais e militares da Polônia e dos Estados Unidos participaram da cerimônia para comemorar o primeiro dos 32 F-35As da Polônia em seu programa de registro. A primeira aeronave, designada AZ-01, será entregue à Força Aérea Polonesa em dezembro e ficará baseada na Base da Guarda Aérea Nacional de Ebbing, Arkansas, onde a Polônia será o primeiro cliente internacional a realizar treinamento de pilotos de F-35.
Atualmente, os F-35s estão operando em 32 bases em todo o mundo. Até o momento, a Lockheed Martin entregou mais de 1.000 F-35s, treinou mais de 2.540 pilotos e 16.690 mantenedores, e a frota de F-35 ultrapassou 889.000 horas de voo acumuladas. A Lockheed Martin continua a trabalhar lado a lado com os operadores do F-35 para garantir que os aliados permaneçam à frente da ameaça em evolução.