O Exército dos EUA batizou seu mais novo veículo de combate, o M10 Booker, em 18 de abril de 2024, durante uma cerimônia no Aberdeen Proving Ground. O M10 Booker representa uma capacidade nova e modernizada para o Exército, permitindo que forças de manobra leves superem os adversários.
Em junho de 2023, o Exército dos EUA anunciou que a plataforma do veículo foi batizada para homenagear dois soldados alistados do Exército que serviram à nossa nação de forma altruísta em épocas de grandes conflitos – o soldado Robert D. Booker, que recebeu a Medalha de Honra e morreu na Segunda Guerra Mundial; e o Sargento Stevon A. Booker, que recebeu a Cruz de Serviços Distintos, que morreu devido aos ferimentos sofridos na Operação Iraqi Freedom.
No final de fevereiro, o Exército recebeu o primeiro veículo M10 Booker no Depósito do Exército de Anniston. Até o momento, três veículos M10 Booker de produção foram entregues ao Exército. O Booker fornece às brigadas de infantaria um poder de fogo de precisão impressionante, permitindo que elas mantenham o ímpeto e a liberdade de ação contra as forças inimigas.
O M10 Booker Combat Vehicle, sem dúvida, traz um novo nível de letalidade e proteção para as forças de infantaria e permitirá que nossos soldados de infantaria ganhem e mantenham a velocidade e o impulso que são essenciais no campo de batalha moderno.
“O Exército está realizando sua transformação mais significativa em várias décadas para dominar as operações de combate em larga escala em um ambiente multidomínio, e o M10 Booker é uma parte crucial dessa transformação“, disse Doug Bush, secretário assistente do Exército para aquisição, logística e tecnologia.
Nos próximos dois anos, o Exército submeterá o M10 Booker a uma bateria de testes para garantir que ele atenda aos rigorosos padrões exigidos para oferecer aos soldados uma capacidade de classe mundial. Esses testes incluirão o disparo de milhares de cartuchos de munição e a condução de milhares de quilômetros para compreender a confiabilidade e a capacidade de manutenção do programa.
“Também submeteremos o veículo à qualificação e aos testes de produção em condições desérticas, árticas, temperadas e tropicais, desafiando-o com obstáculos como fendas e paredes a serem escaladas e enfrentando-o com ameaças reais para garantir sua capacidade de sobrevivência“, disse o major-general Glenn Dean, diretor executivo do programa de Sistemas de Combate Terrestre.
Durante os próximos meses, o M10 Booker estará envolvido em um teste operacional com a 82ª Divisão Aerotransportada, culminando com o envio da primeira companhia operacional de veículos de combate M10 Booker para a 82ª Divisão Aerotransportada no verão de 2025.
O M10 Booker apóia a formação de infantaria fornecendo poder de fogo orgânico esmagador e recursos de conscientização situacional que lhes permitem derrotar alvos difíceis e manter o ímpeto e a liberdade de ação.
Ele apresenta tecnologias maduras e de ponta para oferecer os melhores recursos comprovados disponíveis para as formações de infantaria leve.
“O M10 Booker foi entregue exatamente como solicitado pelo Exército, concluindo um esforço competitivo e acelerado de prototipagem rápida com o envolvimento direto dos soldados“, disse o general de brigada Geoffrey Norman, diretor da equipe multifuncional de veículos de combate de próxima geração.
O veículo foi desenvolvido de acordo com o Middle Tier Acquisition Pathway do Exército dos EUA, usado para desenvolver rapidamente protótipos de campo em um programa de aquisição para demonstrar novos recursos e colocar rapidamente em campo quantidades de produção de sistemas com tecnologias comprovadas que exigem desenvolvimento mínimo.
Sobre o M10 BOOKER
O M10 Booker é um programa de modernização de referência, pois as comunidades de aquisição e requisitos trabalharam juntas para colocar esse sistema em produção em pouco menos de quatro anos. A plataforma proporcionará maior capacidade de sobrevivência, a capacidade de identificar sistemas de ameaças antecipadamete e a distâncias maiores e não restringirá a movimentação em terrenos fora de estrada. Ela também permitirá que os soldados se movimentem em um ritmo mais rápido, protegendo a força de assalto.
O M10 Booker fornecerá às IBCTs a capacidade de fogo direto móvel e protegido para aplicar fogos letais e sustentados de longo alcance em veículos blindados leves, fortificações inimigas reforçadas e pessoal desmontado.
O M10 Booker tem velocidade máxima de 65 quilomentos por hora e é equipado com uma arma primária M35 de 105 mm, uma arma Coaxial de 7,62 mm, uma arma de comandante M2 0,50, a mira da arma primária Abrams e dois veículos que podem ser transportados em um C-17.
A 82ª Divisão Aerotransportada em Fort Liberty será a primeira unidade a operar e testar inicialmente o M10 Booker, a partir do final deste ano. Nos próximos anos, batalhões de “Mobile Protected Firepower” (Poder de Fogo Protegido Móvel) serão colocados em campo em Fort Johnson, Laos, Fort Campbell, Kyoto, Fort Liberty, Carolina do Norte e Fort Carson, Colorado, e na Guarda Nacional, garantindo que nossas formações de infantaria leve tenham a capacidade necessária para lutar.
O M10 Booker é conhecido anteriormente como Mobile Protected Firepower Vehicle.