Infantaria Leve Aeromóvel
Caçapava (SP) – Cerca de mil soldados concluíram o Estágio Básico do Combatente Aeromóvel e receberam a Boina Bege e o Brevê em uma grande cerimônia na Brigada de Infantaria Aeromóvel, dia 20. Esses militares incorporaram ao Exército em organizações da Brigada Fornovo di Taro e, desde o início do ano, passam por intensas jornadas de instruções e treinamentos como parte da formação do soldado da Infantaria Aeromóvel.
O Estágio Básico do Combatente Aeromóvel capacita a tropa para o emprego em operações como assalto, incursão e infiltração aeromóveis. Os soldados também são preparados para integrar as forças-tarefa da Brigada, como a Força-Tarefa Tamoios, treinada para operações de ajuda humanitária, e a Força-Tarefa Fornovo, que atua em operações de garantia da lei e da ordem.
Com duração de uma semana, o estágio foi conduzido nas diferentes organizações militares subordinadas, capacitando os recrutas a executar as funções específicas de suas frações. Para se tornar um combatente aeromóvel, o militar aprende técnicas de balizamento de aeronaves, embarque e desembarque, fast hope, rapel e helocasting, entre outras. Além dessas instruções técnicas, os soldados são testados em sua rusticidade e preparo físico, com a realização de pistas de obstáculos, patrulhas de combate, marchas de até 20 km, entre outros exercícios. O Estágio acontece após o término do Período de Instrução Individual Básica e fortalece os atributos da área afetiva, como coragem, disciplina, camaradagem.
A cerimônia de conclusão reuniu cerca de 4 mil convidados na Brigada de Infantaria Aeromóvel. Os soldados concludentes receberam de seus familiares e amigos o Brevê de Combatente Aeromóvel e a Boina Bege – símbolos da mística aeromóvel. A cerimônia é parte do culto aos valores e tradições da Brigada, marcando não somente a conclusão de uma importante etapa na formação de seus soldados, mas também do ciclo de preparo, adestramento e prontidão de suas Forças-Tarefa.
Brigada Fornovo di Taro
A Brigada de Infantaria Aeromóvel é uma tropa de emprego estratégico do Exército Brasileiro. A capacitação de 961 soldados para as Tropas Aeromóveis reafirma o seu compromisso com o permanente estado de prontidão do Exército. Agora, esses novos soldados estão prontos e treinados para atuarem nas mais diversas missões para garantir a soberania do Brasil.