Entre as ações foram transportadas 8 toneladas de suprimentos para pacientes renais, 14 toneladas de materiais de ajuda habitacional e 20 animais de estimação
Agência Força Aérea, por Tenente Wanessa Liz
A Força Aérea Brasileira (FAB) intensificou suas operações de auxílio às comunidades afetadas pela enchente no Rio Grande do Sul, sob a coordenação do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) e da Secretaria de Economia, Finanças e Administração da Aeronáutica (SEFA).
O Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT) – Esquadrão Zeus – realizou duas missões utilizando a aeronave KC-390 Millenium. Da Base Aérea de São Paulo (BASP) para Base Aérea de Canoas (BACO), transportaram 8 toneladas de medicamentos essenciais para o tratamento de pacientes renais e 14 toneladas de material para montagem de unidades habitacionais emergenciais.
Além disso, o Esquadrão também se dedicou ao resgate de animais desabrigados pelas enchentes. No dia 26 de junho, um voo partiu de Canoas às 18h35, levando 20 animais de estimação, sendo 18 cães e dois gatos. O primeiro pouso ocorreu na Base Aérea do Galeão (BAGL), no Rio de Janeiro (RJ), onde dois animais desembarcaram. O voo prosseguiu para Brasília, chegando à Base Aérea de Brasília (BABR) às 23h30, onde os 18 pets restantes foram desembarcados.
Os animais resgatados estão sendo encaminhados para adoção, com novos tutores sendo selecionados através de sites e redes sociais. Um representante do grupo de resgate comentou: “As pessoas perguntam sobre os perfis dos animais, enviamos fotos e vídeos, e elas escolhem. Depois, conseguimos o transporte com o apoio da FAB. Já trouxemos mais de 150 animais, e nossa expectativa é continuar resgatando e mudando a vida de muitos deles.”
A FAB continuou a prestar auxílio às comunidades atingidas. No dia 25/06, um helicóptero H-36 Caracal, operado pelo Terceiro Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (3º/8º GAV) – Esquadrão Puma – transportou 1,4 toneladas de donativos para as cidades de Roca Sales e Muçum. As doações, que incluem alimentos, material escolar e medicamentos, são essenciais para atender às necessidades imediatas das comunidades impactadas pela enchente.
A solidariedade e carinho vão além de doações, crianças de uma escola em Petrópolis, no Rio de Janeiro (RJ), que já passaram por uma situação semelhante ao do Rio Grande do Sul (RS), enviaram cartas de carinho e encorajamento para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF), localizada em Canoas (RS), para que a gente possa superar essa situação difícil que estão vivenciados.
A Vice-Diretora da EMEF agradeceu ao projeto e carinho. “É importantíssimo esse projeto, essa vontade de trazer esse carinho para eles, porque eles estão precisando. Ficam felizes com todas essas manifestações, com todo esse amor que vem para eles”, agradeceu.
Fotos: Sargento Renata / CECOMSAER e Esquadrão Zeus