Parlamentares irão acompanhar as atividades de ajuda aos atingidos pela calamidade causada pela enchente que afetou o estado
Agência Força Aérea, por Tenente Scarlet
O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, recebeu, nesta quarta-feira (22/05), na Base Aérea de Brasília (BABR), Senadores membros da Comissão Temporária Externa do Rio Grande do Sul, que irá acompanhar as atividades de ajuda aos atingidos pela calamidade ocasionada pelas fortes chuvas que atingiram o estado.
Participaram da visita os Senadores Paulo Paim, Hamilton Mourão, Irineu Orth e Alessandro Vieira. Os parlamentares foram recebidos, também, por membros do Alto-Comando da Aeronáutica.
O Tenente-Brigadeiro Damasceno fez um breve resumo da atuação da Força Aérea Brasileira (FAB) na Operação Taquari 2, desde o controle do espaço aéreo, com resgates, evacuações aeromédicas, instalação do Hospital de Campanha, entre outras atividades, como a campanha de arrecadação de donativos, “Todos Unidos Pelo Sul”.
FAB transporta 20 toneladas de donativos e calçados ao RS
esta quarta-feira (22/05), a Força Aérea Brasileira (FAB) enviou, da Base Aérea de Brasília (BABR) à Base Aérea de Canoas (BACO), uma aeronave KC-30 com 20 toneladas de donativos e calçados destinados às vítimas das enchentes .
De acordo com o Coordenador Logístico da Campanha, Major-Brigadeiro Intendente Gilson Alves de Almeida Junior, desde o início da operação, diversas aeronaves da FAB têm sido mobilizadas para transportar alimentos, água potável, roupas e outros itens essenciais para as regiões mais atingidas. “É de extrema importância a continuidade do envio de itens, como de vestuário, para envio como já fizemos nas campanhas anteriores do ‘Voo do Calor Humano’, e ração de pets, no ‘Voo Alimentando Seu Melhor Amigo’. Agora, estamos enviando calçados. É uma continuidade da campanha e de todo o suporte logístico, completando o vestuário do povo gaúcho que esteja necessitado”, disse o Oficial-General.
Antes da decolagem do KC-30, representantes do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Estância Gaúcha do Planalto e a Orquestra da Força Aérea Brasileira (OSFAB) realizaram uma apresentação em homenagem ao povo gaúcho, tocando o Hino do Rio Grande do Sul. A colaboração entre diferentes unidades e a mobilização de recursos de várias partes do país mostram a força e a solidariedade do Brasil em momentos de crise.
O Patrão do CTG, Sidney da Silva Bernal, expressou sua solidariedade aos conterrâneos. “Estar aqui para homenagear os nossos conterrâneos, levar solidariedade ao povo gaúcho e poder cantar o Hino é uma satisfação. Enquanto precisarem estaremos ajudando”, disse.
Todos Unidos pelo Sul
A FAB tem atuado em diversas frentes no apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. As ações iniciaram no dia 30 de abril, com resgates de pessoas ilhadas, e estendem-se a atendimentos de saúde, transporte de equipes de resgate e materiais, campanha de arrecadação de donativos, coordenação de meios aéreos e outras.