Reportagens Especiais – PCC avança na busca de comandar o setor político
A equipe de reportagem do DefesaNet apresenta nos próximos dias a reportagem inicial de uma série sobre o avanço do Primeiro Comando da Capital (PCC) nas instituições de Estado, principalmente no meio político nestas próximas eleições, na busca por formar bancadas de vereadores em cidades consideradas estratégicas para o funcionamento do crime organizado.
Mas, além disto, o DefesaNet apresenta também os cursos das investigações dos grupos especializados do Ministério Público Estadual e Federal no combate e na busca pela extinção desses núcleos.
As fontes usadas, dentro das polícias, do MP e de informantes, serão preservadas por motivos de segurança e na garantia do fluxo de informações. Num direito fundamental garantido pela Constituição Federal em seu art. 5º, n. XIV, que diz: “é assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional”.
A luta da justiça, dos promotores e das polícias se somam a linha editorial do DefesaNet que busca informar seus leitores com o máximo de apuração e na busca com um Estado longe da influência de criminosos e de seus interesses.
O núcleo desta série de reportagens tem início no GAECO do Estado de São Paulo, que vem efetuando prisão de políticos colaboradores e integrantes do PCC e de tem buscado barrar esse processo tomada das câmaras de vereadores e prefeituras pelo crime organizado.
O nível de eficiência e de capilaridade do crime organizado, principalmente do PCC, é impressionante e infesta praticamente todo país usando estabelecimentos comerciais, políticos já estabelecidos no cenário nacional e a formação de lideranças ligadas intimamente ao ‘partido’, com a organização criminosa tentou ser no início de sua jornada e ainda se autodenomina.
Atualmente, a Zona Leste entre outras áreas da capital paulista e a região do Alto Tietê são núcleos de disseminação e de no treinamento de seus candidatos às prefeituras e as câmaras, inclusive com suporte caríssimos em comunicação e no processo de arrebanhar segmentos da população com ações populistas e demagógicas. E é onde o GAECO tem concentrado esforços para localizar, investigar e conseguir a prisão destes indivíduos.
Isso e muito mais, com muitas informações e revelações, fotos e os esquemas de operação nesta série de reportagens especiais: PCC, o ‘partido do crime’ na busca por prefeituras e câmaras municipais.