Fort Moore (EUA) – Militares da escola paraquedista dos Estados Unidos renderam homenagem ao instrutor brasileiro por sua dedicação ao ensino. O Primeiro-Sargento Rafael da Silva Vilela chegou à Airborne School em fevereiro de 2023 e é o único estrangeiro que atua na instituição como instrutor paraquedista.
Para tornar-se instrutor, o sargento passou por rigoroso processo de seleção, levando em conta sua habilitação em idiomas e sua experiência como auxiliar de ensino. No Exército Brasileiro, ele concluiu o curso básico paraquedista e também formou-se mestre de salto. Além disso, atuou como instrutor na Escola de Sargento das Armas, serviu na Brigada de Infantaria Paraquedista, no Comando de Operações Especiais e atuou na Missão de Paz do Haiti.
Na Airborne School, o brasileiro ministra instruções de equipagem com paraquedas, preparação de mochila e armamento para o salto. Ele também ensina os procedimentos adotados na aeronave, no salto, na aterragem e na navegação aérea. O Curso Básico Paraquedista tem a duração de três semanas, divididas em semana de terra, de torre e de salto. Ao final da formação, os alunos realizam cinco saltos, incluindo saltos noturnos e saltos com equipamento completo.
Anualmente, a escola forma cerca de 15 mil paraquedistas, divididos em 33 cursos com aproximadamente 450 alunos. Entre os alunos, cerca de 2% são membros das forças armadas de nações amigas.
Durante formatura de conclusão de curso, a turma de instrução prestou homenagem ao Sargento Vilela. Os alunos exaltaram o comprometimento e profissionalismo do militar brasileiro e consideraram-no o melhor instrutor do curso na Airborne School.
O Sargento afirmou que a experiência na Airborne School colabora para o aperfeiçoamento e para o bom relacionamento do Exército Brasileiro com nações amigas. “É uma forma de manter o nosso Exército atualizado quanto a técnicas e procedimentos paraquedistas de infiltração para o combate. Além do desenvolvimento profissional, é possível aprender muito observando como outros exércitos trabalham”.
O militar retorna ao Brasil no início de 2025. As habilidades e conhecimentos adquiridos ao longo desses dois anos como instrutor servirão para capacitar novos paraquedistas do Exército Brasileiro. A atuação destacada do Sargento Vilela como instrutor paraquedista nos Estados Unidos ajuda a fortalecer parcerias institucionais entre os exércitos das duas nações.