“Disciplina, Amor e Coragem” formam os pilares do Código de Honra do Aluno da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR). Foi inspirado nesse lema que o Sargento Everton Bruno Batista Augusto, da especialidade Mecânica de Aeronaves (BMA), natural de Aparecida (SP), ingressou na FAB para realizar o Curso de Formação de Sargentos (CFS), em 20 de janeiro de 2003. Passados 21 anos, hoje o militar faz parte do efetivo da Seção de Apoio Aéreo da EEAR, contribuindo para o cumprimento da missão da Instituição.
O sonho de ser graduado da Força Aérea Brasileira (FAB) surgiu quando, ainda criança, nos tempos em que observava o seu pai – o Sargento Joselito de Paula Augusto, da especialidade de Serviço de Guarda e Segurança (SGS), também lotado na Escola que é chamada de “Berço dos Especialistas” – trajar com orgulho a farda azul, motivando-o a seguir rumo “aos astros e além”, em referência ao lema da EEAR: Ad Astra Et Ultra.
“Tenho muito orgulho e devo gratidão à Força Aérea por tudo que tenho e, principalmente, pela oportunidade de poder contribuir com a distinta missão dessa renomada Instituição de ensino, onde pude me capacitar e me aperfeiçoar profissionalmente para, hoje, contribuir com o desenvolvimento das habilidades e com a transmissão dos conhecimentos às demais gerações de Alunos que aqui ingressam’’, ressalta o militar, que é Instrutor de sua especialidade.
No dia da sua formatura de conclusão de curso, em 25 de junho de 2004, o jovem trouxe como convidada a sua irmã, que na ocasião tinha apenas dois anos de idade. Assim, nascia mais um sonho dentro da mesma família. Ao longo dos anos, a pequena Lívia Graziela Pereira Batista Ribeiro admirou seu irmão pela carreira escolhida, o que fez aflorar a sua paixão pela aviação e o desejo de servir ao país.
Em 2021, ela decidiu se dedicar ainda mais aos estudos, ao saber que a EEAR contemplaria o segmento feminino na especialidade de Mecânica de Aeronaves (BMA). Assim, buscou aproveitar a oportunidade para se tornar uma Sargento da Força Aérea Brasileira e alçar voos mais altos, inspirada na história de seu irmão.
No dia 7 de janeiro de 2024, o sonho começou a se tornar realidade quando a jovem ingressou na EEAR, após ser aprovada no processo seletivo para o CFS, na mesma especialidade do seu irmão. A então Aluna Lívia Ribeiro entrou para a história ao integrar a primeira turma que contemplou o segmento feminino na especialidade de Mecânica de Aeronaves (BMA), contando com seis mulheres, e de Material Bélico (BMB), composta por três mulheres.
E foi na Cerimônia Militar alusiva ao término do Estágio de Adaptação Militar, no dia 9 de fevereiro de 2024, que a emoção se fez presente, quando o Sargento Augusto e a Aluna Lívia Ribeiro protagonizaram um encontro emocionante no pátio do Corpo de Alunos. Irmãos unidos pelo azul da FAB.
“Sempre levei em consideração o exemplo inspirador do meu irmão, que me motivou a escolher essa profissão admirável. Hoje, sou muito feliz e orgulhosa de ter feito a escolha certa e, principalmente, fazer parte dessa mudança e contribuir para a quebra de paradigmas em minha área de atuação”, destacou a Aluna Lívia Ribeiro.
EEAR
A Escola de Especialistas de Aeronáutica, que carrega o título de “Berço dos Especialistas”, está localizada em Guaratinguetá (SP), sendo o maior complexo de ensino técnico-militar da América do Sul. Tendo como missão formar e aperfeiçoar os graduados do Comando da Aeronáutica, a Escola oferta cerca de 28 especialidades em diferentes áreas técnico-profissionais, ensejando, assim, um conjunto de todo eficaz para o cumprimento da missão constitucional e das atribuições subsidiárias que cabem à Força Aérea Brasileira (FAB).
A EEAR, desde a sua criação, em 25 de março de 1941, já formou mais de 70 mil profissionais e aperfeiçoou outros 54 mil graduados, sendo este o dia dedicado aos Especialistas de Aeronáutica, como forma de enaltecer e reconhecer o trabalho de homens e mulheres que se dedicam diuturnamente em prol do lema “voar e fazer voar”. Ao longo de sua história, a EEAR tem se destacado pela excelência no ensino e pela constante adequação curricular e modernização de sua infraestrutura, face aos novos desafios que os avanços tecnológicos exigem.
Atualmente, existem duas formas de ingressar na EEAR. Uma delas é por meio do Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos (CFS), que tem duração aproximada de dois anos e exige, dentre outros requisitos, o ensino médio completo. A outra acontece por meio do Exame de Admissão ao Estágio de Adaptação à Graduação de Sargento (EAGS), que possui duração de, aproximadamente, um ano, e exige que o candidato tenha concluído, com aproveitamento, o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino e possua o Curso Técnico de Nível Médio na área pretendida.
Fotos: Soldado Nogueira e Arquivo Pessoal