Bloco Acorda Peão diz não ao genocídio na Palestina, à desocupação do Banhado e à privatização da SABESP
Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região
Fotos Lucas Lacaz Ruiz
Especial para DefesaNet
As ruas do centro de São José dos Campos foram tomadas pelos foliões do Bloco Acorda Peão, no sábado (10FEV2024). Ao som do samba-enredo “Palestina livre”, cerca de 800 pessoas se uniram para curtir o Carnaval e protestar.
O bloco, formado por sindicatos e movimentos sociais, saiu da Praça Carlos Maldonado Campoy, às 10h, desfilou pela Praça Afonso Pena, Rua Rubião Junior, Conselheiro Rodrigues Alves e voltou ao ponto inicial. A bateria ficou com o grupo Batuque de Responsa.
A política genocida do governo de Israel contra o povo palestino foi o principal alvo do bloco. O carro abre-alas representou um hospital bombardeado, fazendo um paralelo com a realidade sangrenta de quem vive na Faixa de Gaza.
Prefeito opressor
Durante o desfile, os foliões repudiaram a Prefeitura de São José dos Campos pela repressão cultural aos blocos de movimentos sociais. O Capivara Neon teve que recorrer à Justiça para ter o direito de desfilar. O Sô Fia da Vida, composto por mulheres, recebeu um termo de impedimento para o desfile.
O prefeito Anderson Farias (PSD) também foi criticado pelas tentativas de despejar os moradores do Banhado. Na alegoria preparada pelo bloco, o prefeito aparece dirigindo um trator de higienização social. Ao lado dele, moradores encenaram a desocupação. Mulheres, homens, idosos e crianças do Jardim Nova Esperança integraram o bloco para protestar contra o prefeito opressor.
Também houve manifestações contra o projeto de privatização do Parque da Cidade.
Vaso sanitário
Não poderiam faltar críticas ao plano de privatização da Sabesp. Um vaso sanitário alegórico ironizou o sistema privado de saneamento pretendido pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O vice-governador e ex-prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSD), foi representado como o bobo da corte no desfile.
“É sempre uma grande festa trazer para o bloco os trabalhadores, suas famílias e suas lutas. Este ano cumprimos mais uma vez nosso papel de alertar a população para temas tão relevantes que, ao longo do ano, continuarão sendo denunciados pelo Sindicato”, afirma o presidente Weller Gonçalves.
Integrantes do bloco
- Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região
- Sindicato dos Químicos de São José dos Campos e Região
- Sindicato dos Petroleiros de São José dos Campos e Região
- Sindicato dos Servidores Municipais de São José dos Campos
- Sindicato dos Servidores Municipais de Jacareí
- Sindicato dos Servidores Municipais de Caçapava
- Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de São José dos Campos e Litoral Norte
- Sindicato Nacional dos Servidores Públicos Federal na Área de Ciência e Tecnologia do Setor Aeroespacial
- Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Alimentação de São José dos Campos e Região
- Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Vale do Paraíba
- Sindicato dos Condutores do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira
- ADMAP (Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas do Vale do Paraíba)
- Ocupação Coração Valente
- Ocupação Dirceu Travesso