Cerimônia alusiva à data, realizada dia 11/12, na BABR, contou com homenagens e desfile militar
Agência Força Aérea, por Tenente Myrea Calazans
“E no combate, sempre pronta a engajar, muita garra e ímpeto sem par, tu és da Força Aérea Brasileira, o fuzil, vigilante em defesa do Brasil”. Os versos contextualizam a importância da Infantaria da Aeronáutica, que neste dia 11/12 completa seu 82º aniversário de criação.
A cerimônia militar em celebração à data foi realizada nesta segunda-feira (11/12), na Base Aérea de Brasília (BABR), sendo presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno, que foi recebido pelo Comandante da BABR, Coronel Aviador Miguel Ângelo Côrtes Salvio Júnior.
A solenidade também contou com a presença do Comandante de Operações Aeroespaciais, Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara; do Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Sergio Roberto de Almeida; do Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares; de demais Oficiais-Generais; de Chefes, Diretores e Comandantes de Organizações Militares, entre outras autoridades civis e militares, da ativa e da reserva.
Na leitura da Ordem do Dia, o Comandante da Aeronáutica fez menção às áreas de atuação da Infantaria da Aeronáutica, assim como suas recentes ações. “O momento é mais do que oportuno para reafirmarmos a nossa admiração por aqueles que, com seriedade e extremado labor, delinearam a trajetória da Infantaria no azimute correto. Sempre altaneira, a Infantaria de 2023 conta com dois Oficiais-Generais na ativa e um efetivo capacitado a cumprir, com pronta-resposta, as mais variadas atividades operacionais. Esse preparo estende-se a cruciais áreas de segurança e defesa, autodefesa de superfície, defesa aeroespacial e operações especiais, todas voltadas, conjuntamente, para ações de Força Aérea específicas”, pontuou o Tenente-Brigadeiro do Ar Damasceno.
Para o desfile militar, a tropa foi composta pelo Grupamento de Batedores do Grupo de Segurança e Defesa de Brasília (GSD); pela Banda de Música da Orquestra Sinfônica da Força Aérea Brasileira (OSFAB); pelo Comandante da Tropa, Coronel de Infantaria Antônio Fernandes Filho e seu Estado-Maior; pela Bandeira Nacional e sua Guarda; pelo Grupamento de Bandeiras Históricas; pelo Grupamento de Cerimonial Santos-Dumont; pelo Grupamento de Comandantes de Unidades de Infantaria; pelo Grupamento de Polícia da Aeronáutica; pelo Grupamento de Operação de Controle de Distúrbios; e pelo Grupamento de Representação de Auto Defesa de Superfície. Além disso, foi formada à retaguarda da tropa uma fração de Infantaria composta por Oficiais e Graduados Especialistas em Guarda e Segurança, além de veteranos.
“É uma data muito significativa porque em 1982 ingressei nas fileiras da Força Aérea Brasileira. Então, esse ano retrata uma trajetória não só para a Infantaria, mas de sucesso da minha carreira. E o sentimento de estar sendo homenageado neste dia se resume em satisfação, porque retrata a trajetória de sucesso de chegar a este posto com uma tropa brilhante”, ressaltou o Oficial-General da ativa mais antigo do Quadro de Infantaria e Chefe do Centro de Inteligência da Aeronáutica, Brigadeiro de Infantaria José Roberto de Queiroz Oliveira.
Infantaria da Aeronáutica
A criação do Dia de Infantaria da Aeronáutica remonta à formação das seis primeiras companhias de Infantaria de Guarda em 11 de dezembro de 1941. Com o lema “Defendendo na terra o domínio do ar”, a Infantaria é responsável por uma série de missões de combate, desde a defesa das instalações nacionais às operações de Garantia da Lei e da Ordem.
Possui em suas fileiras combatentes com as mais altas qualificações operacionais, militares das forças especiais e membros treinados para a defesa antiaérea. Por isso, está condicionada ao mais elevado grau de prontidão, de modo a atuar em toda a gama de operações militares, empregando seus meios na dimensão correta, no local adequado e no momento oportuno. Dessa forma, participa incansavelmente das atividades de defesa, controle e integração nacional em resposta às demandas da Força Aérea.
Fotos: Sargento P. Silva / CECOMSAER – Vídeo: Sargento Lucas / CECOMSAER