Em solo ou na torre de controle, militares garantem grau de segurança estabelecido para todas as operações aéreas do Exercício Conjunto
Tenente Kelly
O céu do Mato Grosso do Sul (MS) já está habituado com as aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) voando a partir da Base Aérea de Campo Grande (BACG). Mas, durante a realização do Exercício Conjunto (EXCON) Tápio 2023, a quantidade e o objetivo desses voos têm algumas mudanças importantes.
Com mais de 200 surtidas em apenas três semanas, o treinamento exigiu uma coordenação detalhada para garantir o grau de segurança estabelecido para todas as missões. O Chefe da Assessoria de Segurança de Voo da BACG, Capitão Aviador Daniel de Magalhães Sousa, explica que, ao longo do EXCON, o principal foco foi a prevenção.
Por isso, o trabalho é conjunto, com cada unidade da FAB levando para Campo Grande o próprio Oficial de Segurança de Voo. “Em termos práticos, o primeiro ponto que enfatizamos é o pleno conhecimento do que realizamos aqui. A outra vertente que abordamos é o tráfego no pátio. Precisamos ter muita consciência das regras de utilização e de acesso restrito, já que o movimento de aeronaves é muito intenso”, destaca.
Além disso, o Oficial ressalta a atuação do Supervisor de Segurança de Voo, a quem cabe assessorar para que as atividades sejam realizadas de forma segura, intervindo para evitar situações que possam resultar em incidentes e acidentes. “Diariamente também fazemos a atividade de Cata FOD (do inglês Foreign Object Damage). Precisamos ter a consciência de que uma mínima pedra dentro de um motor pode condená-lo ou gerar um dano catastrófico”, complementa.
A Comandante do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Campo Grande (DTCEA CG), Major Aviadora Débora Ferreira Monnerat, explica que várias ações são realizadas ao longo do ano como forma de preparação para o EXCON Tápio. Essas atividades incluem a passagem dos controladores de voo por um simulador que os capacita a atuar em diferentes situações, assim como o aumento de equipes em todos os postos.
Em relação ao tráfego aéreo civil na região, a Major esclarece que foi realizado um simpósio com representantes de companhias aéreas para nivelamento de informações a respeito do exercício. “Todos os voos foram coordenados juntamente com a aviação geral para evitar qualquer conflito. O sistema de controle do tráfego aéreo no Brasil é referência no mundo porque associa o tráfego civil e militar, proporcionando a segurança de todos na operação”, acrescenta.
Neste ano, o EXCON Tápio contou com a participação de cerca de 30 aeronaves da FAB e de 13 esquadrões, além da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB) e de países parceiros. Entre os dias 15 e 30 de agosto, foram realizadas em torno de 900 horas de voo.
Módulo Desdobrável de Vigilância Eletrônica
Desenvolvido pelo Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 2), localizado em Curitiba (PR), o Módulo Desdobrável de Vigilância Eletrônica também foi utilizado durante o EXCON Tápio 2023 para aprimorar ainda mais a segurança em áreas sensíveis. O equipamento realiza o monitoramento 24 horas por dia com câmeras de última geração, que permitem a detecção de intrusão no pátio de aeronaves.
Fotos: Sargento Müller Marin/CECOMSAER