O Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR) e a Base Aérea de Canoas (BACO) realizaram, no dia 26 de agosto de 2023 (sábado), no hangar do 1º/14 Grupo de Aviação, o evento “Asas pela Inclusão”, atividade institucional voltada às pessoas com deficiência intelectual e múltipla, assistidos pelas Associações especializadas da cidade de Canoas.
O evento visou apresentar as atividades desenvolvidas pela Força Aérea, desenvolver potencialidades por meio de atividades motoras, promover a socialização e a troca de experiências de caráter pedagógico e de inclusão social. Em parceria com as instituições do município, também propõem aos deficientes o intercâmbio social, a vivência dos aspectos positivos da inclusão, e o fortalecimento de valores sociais e militares.
O evento, que foi organizado pela Base Aérea de Canoas, apresentou diversas oficinas recreativas e de atendimento hospitalar e de educação de saúde, promovida pelo Hospital de Aeronáutica de Canoas (HACO), a exposição de equipamentos militares e a demonstração operacional dos Cães de Guerra e da Equipe de Contra-incêndio da BACO. A exposição estática contou com aeronaves F-5M TIGER, do 1º/14 Grupo de Aviação (1º/14 GAV), Esquadrão Pampa, o P-95 BANDERULHA, do 2º/7º Grupo de Aviação (2º/7º GAV), Esquadrão Phoenix, o C-95M BANDEIRANTE e o C-98 CARAVAN, do 5º Esquadrão de Transporte Aéreo (5º ETA), equipamentos do 1º Grupo de Defesa Antiaérea (1º GDAAE).
Contou também com uma equipe do Exército Brasileiro, que estava expondo uma viatura blindada Guarani, uma viatura Agrale Marruá e duas motocicletas batedoras da Polícia do Exército.
A Base Aérea de Canoas, com apoio da Prefeitura de Canoas, realizou a segunda edição do “Asas pela Inclusão”, que também conta com a parceria da Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado do Rio Grande do Sul (FEAPAES), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAERS), Associação Pestalozzi de Canoas e o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência (COMDIP).
Texto e Fotos: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL DO V COMAR