Aeronaves C-130 Hércules e KC-390 Millennium foram empregadas para a formação operacional dos tripulantes
Agência Força Aérea: 1°/1° GT, por Tenente Peres
Entre os dias 8 e 17/08, o Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte (1º/1º GT) – Esquadrão Gordo, realizou o Exercício Técnico de Busca e Salvamento Aeronáutico (EXTEC-SAR), com as aeronaves C-130 Hércules e KC-390 Millennium, na Base Aérea de Florianópolis (BAFL). As duas aeronaves foram empregadas para a formação operacional dos tripulantes.
O Comandante do Esquadrão Gordo, Tenente-Coronel Aviador Umile Coelho Rende, falou sobre a importância do treinamento. “Foi uma excelente oportunidade para a Unidade Aérea, em que realizamos a formação operacional de tripulantes do novo vetor da FAB, a partir da experiência adquirida ao longo dos anos com os tripulantes do C-130 Hércules. A participação das duas aeronaves nesse Exercício agregou conhecimentos logísticos e operacionais, permitindo o desenvolvimento de táticas, técnicas e procedimentos necessários para a manutenção da eficiência e prontidão operacional, que são características do nosso Esquadrão”, explicou.
O Diretor do Exercício e Comandante da Base Aérea do Galeão (BAGL), Coronel Aviador Fábio Ferreira Silva, falou sobre a realização da atividade. “O Exercício Técnico SAR propiciou, além do desenvolvimento operacional, identificar a capacidade dos meios logísticos da BAGL, permitindo o aperfeiçoamento da pronta-resposta operacional da Unidade Aérea no cumprimento de Acordos Internacionais de Busca e Salvamento”, disse.
Foram voadas 33 horas ao longo dos dez dias de Exercício, quando foi possível revalidar o adestramento das tripulações do projeto C-130 e formar cinco tripulações completas no novo vetor KC-390 Millennium nas capacidades de busca e ressuprimento em ambientes terrestre e marítimo, por meio de lançamentos aéreos de kits de sobrevivência, mantendo, assim, os índices de prontidão do 1°/1° GT adequados para o serviço de Busca e Salvamento.
Além da capacidade de busca visual, o treinamento contemplou a busca eletrônica com a utilização do radar tático, além da capacidade eletro-óptica e infravermelho por meio do pod Litening III – equipamento que possui câmeras de alta resolução para melhorar a capacidade de identificação e visualização. Em missões SAR, as câmeras podem ser usadas para identificar o local de um acidente aéreo, um naufrágio ou outras situações. Já o laser do Litening pode ser usado para a aquisição de coordenadas, marcação e designação de alvos. Os dados obtidos seriam repassados aos helicópteros de resgate, agilizando o salvamento de uma vítima.
Fotos: 1º/1º GT