Uruguaiana (RS) – A prontidão das tropas e dos materiais que serão utilizados pelo Exército Brasileiro no exercício internacional Operação Arandu, a ser realizado com o Exército Argentino, foi verificada na última sexta-feira, 28, no Círculo Militar de Uruguaiana. Na ocasião, foram dispostos na área da atividade todos os 300 militares brasileiros e as seis aeronaves e 34 veículos que serão empregados na operação. Chamado de Apronto Operacional, o evento foi a última atividade realizada antes da travessia da fronteira Brasil-Argentina, feita no dia 30 de julho.
O exercício é realizado entre os dias 30 de julho e 4 de agosto em Monte Caseros, na Argentina. O Exército Brasileiro integrará a Operação Arandu com militares da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada; da Brigada de Infantaria Paraquedista; da 12ª Brigada de Infantaria Leve Aeromóvel; do Comando de Operações Especiais e do Comando da Aviação do Exército. Já a coordenação da atividade, no lado brasileiro, inclui o Estado-Maior do Exército; o Comando de Operações Terrestres; o Comando Militar do Sul; e a 3ª Divisão de Exército. A verificação da prontidão das tropas foi conduzida pelo Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Rovian Alexandre Janjar.
Operação Arandu
Com participação de 300 militares brasileiros e 348 militares argentinos, a Operação Arandu é um exercício de integração entre os Exércitos Brasileiro e Argentino em um contexto de guerra. A execução do ciclo de exercícios militares Arandu foi estabelecida na XIV Conferência Bilateral, em 2020. Em 2022, foram realizadas, na Argentina, simulações para o adestramento dos estados-maiores das tropas de ambos os países. Em abril de 2023, foi conduzida uma Reunião de Coordenação Final na cidade de Buenos Aires, Argentina. Em junho de 2023, as tropas e os materiais que serão empregados na Operação passaram por uma inspeção presencial.