Ministério da Defesa publica portaria que classifica UNA como solução estratégica para o país
O Ministério da Defesa reconheceu a solução avançada de comunicação unificada UNA como um Produto Estratégico de Defesa (PED). A certificação foi publicada em portaria do Ministério da Defesa em junho e reforça a segurança de informação do sistema, além de reconhecer a importância estratégica da solução para a soberania nacional e inteligência militar.
Conforme norma federal, é reconhecido como Produto Estratégico de Defesa todo bem, serviço, obra ou informação, inclusive armamentos, munições, meios de transporte e de comunicações, fardamentos e materiais de uso individual e coletivo utilizados nas atividades finalísticas de defesa, com exceção daqueles de uso administrativo.
O UNA, plataforma de comunicação corporativa unificada da Dígitro Tecnologia, é uma ferramenta que realiza a interação entre os colaboradores da instituição por meio das mídias de áudio, vídeo e mensagens de texto. Pode ser integrado à telefonia convencional, ao WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram possibilitando a comunicação com usuários externos. Tudo com a garantia de segurança e preservação de informações armazenadas no domínio da instituição , sejam elas de voz, vídeo ou mensagem de texto.
“O reconhecimento do Ministério da Defesa reforça as características de rastreabilidade e segurança do UNA e a robustez dos produtos Dígitro. Temos muito orgulho de ser uma empresa pioneira que investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento de novas soluções. Com nossos sistemas, colaboramos para a segurança nacional e para o desenvolvimento de uma sociedade mais transparente”, afirma o diretor de relações com o mercado,.
Octávio Carradore
A Dígitro é reconhecida pelo Ministério da Defesa como uma Empresa Estratégica de Defesa (EED). Concedida apenas às companhias que atendem requisitos obrigatórios, a certificação tem como objetivo assegurar a soberania nacional e coloca a companhia entre as selecionadas para desenvolver soluções para a Segurança Pública e Defesa do país.
Os principais empregos do UNA pelas instituições de segurança pública, são relativas à colaboração, comunicação e troca de arquivos nos contextos de Inteligência, Investigação e Operações em Campo. A DIPOL é pioneira no uso para Inteligência, garantindo a integração de evidências, provas e informações sensíveis, tendo publicado portaria específica banindo o uso de Apps para celular e demais plataformas de mensageria.
A Defesa Brasileira foi outra pioneira, testando e propondo diversas melhorias e seguranças adicionais que capacitou o produto a ser homologado. Como o produto as equipes podem trocar informações, realizar reuniões por vídeo chamadas, criar grupos de trabalho e receber ligações externas e convidar outros atender clientes, fornecedores e outros usuários externos à empresa, sem a necessidade de ter o UNA instalado no smartphone ou browser ou ser um usuário do sistema.
O UNA também permite a criação de salas de videoconferência, transcrição das videoconferências (ATA de reunião personalizada), compartilhamento de tela, chat, envio e recebimento de documentos, fotos, mensagens de áudio, vídeo e localização. A solução permite ainda a visualização do status dos outros usuários, disponibilizado em vários dispositivos simultaneamente com notificações inteligentes e armazenamento dos históricos das comunicações no servidor com rastreabilidade para o administrador.