Ações vão até 12 de maio e contam com 223 integrantes
Por Agência Marinha de Notícias – Rio de Janeiro, RJ
Nesta terça-feira (09), ocorreu o desdobramento do Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais de Força de Paz de Reação Rápida, na região de São José da Barra, próximo à lagoa da barragem da empresa hidroelétrica de Furnas, no sul de Minas Gerais. Este grupamento pode ser empregado como uma QRF (Quick Reaction Force), que é uma força de reação rápida inserida no nível 3 do Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas, sendo este o mais alto nível já atingido por uma tropa do Estado brasileiro.
A operação conta com 223 militares, sendo 22 mulheres, de acordo com o preconizado pela Organização das Nações Unidas. A tropa também possui materiais e treinamentos específicos que garantem a manutenção de sua natureza expedicionária e de pronto emprego. A QRF se vale das características naturais da região da Represa de Furnas, para aperfeiçoar sua capacidade de operar em lagos e rios, executando patrulhas ribeirinhas.
O treinamento da QRF, que teve início em 06 de março, com o adestramento de suas capacidades, no Complexo Naval da Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, seguiu um crescente de adestramentos e instruções, conduzidas pelo Centro de Operações de Paz de Caráter Naval, e culminou com o presente exercício, que ocorre na região do “Mar de Minas” até o dia 12 de maio.
Fonte: Agência Marinha de Notícias