Entrega do Navio de Apoio Antártico está prevista para 2025
Por Capitão-Tenente (RM2-T) Luciano Franklin de Carvalho – Brasília, DF
O primeiro corte da chapa do casco do Navio de Apoio Antártico (NApAnt) “Almirante Saldanha” foi realizado, nesta terça-feira (09), nas instalações do Estaleiro Jurong Aracruz, situado em Aracruz-ES. A ação marca o início da construção do novo navio da Marinha do Brasil que atuará no Continente Antártico.
A chapa de aço cortada servirá para fabricar o primeiro de uma série de 12 blocos que, uma vez unidos, formarão o casco e a superestrutura do navio. A nova embarcação substituirá e realizará as mesmas missões do Navio de Apoio Oceanográfico “Ary Rongel”, mas com capacidades aprimoradas para atender os requisitos de apoio à nova Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF), base científica brasileira localizada na Ilha Rei George. Dessa forma, incrementará a participação do País nos processos de decisão sobre o destino daquela região.
Dotado de modernos e sofisticados sistemas, o NApAnt “Almirante Saldanha” propiciará maior capacidade de apoio às atividades do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR), que tem por objetivo a promoção de pesquisa científica diversificada e de alta qualidade na região Antártica, origem de fenômenos naturais que atingem o território nacional e influenciam a agricultura, a pecuária e as atividades pesqueiras.
O navio terá dimensões de 103,16 metros de comprimento, 18,5 metros de largura, 6,3 metros de calado e deslocamento de 6.804 toneladas. Com propulsão diesel-elétrica, poderá abrigar uma tripulação de 95 pessoas, incluindo 26 pesquisadores. Sua construção tem a previsão de gerar cerca de 600 empregos diretos e 6.000 indiretos, além de fomentar a indústria local e a construção naval no País.
Fonte: Agência Marinha de Notícias