Mônica Valente é ativa interlocutora internacional do PT. Foto captura vídeo
RT
Russia Today
10 de abril de 2023
“A extrema direita tenta desacreditar a ideia de integração regional, mas não propõe uma alternativa”, lamenta Mônica Valente, secretária-executiva do Foro de São Paulo, que reúne vários partidos de esquerda de diversos países para promover uma alternativa ao neoliberalismo. O que produziu a ascensão da extrema direita no mundo? Qual é o papel das pessoas na nova onda rosa na América Latina?
Nota DefesaNet – Recomendamos ler o Relatório Otalvora (Relatório Otálvora: EUA leram cartilha a Petro sobre sanções contra Maduro)
Mônica Valente é ativa interlocutora internacional do PT. Ver texto abaixo do Relatório Otáalvora
“Enquanto Petro fazia as malas para viajar para Washington, o Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo se reuniu em Bogotá. O objetivo do encontro foi mostrar apoio político às “reformas” promovidas pelo Petro e organizar a plenária do Fórum que deve ocorrer em Brasília no meio do ano.
Durante os dias do evento em Bogotá, o canal de propaganda russo RT distribuiu uma entrevista feita pela jornalista Michele de Melo com sua conterrânea Monica Valente na qual discutiram o papel do Foro de São Paulo na política interna dos países do Continente . Valente é dirigente do PT no Brasil como parte de sua Diretoria Executiva Nacional, foi secretária de Relações Internacionais do PT de 2014 a 2020, fez parte da equipe de transição do atual governo Lula e foi executiva Secretária do fórum desde 2014 desde São Paulo. É uma das operadoras internacionais ativas de petismo. Dando exemplo da intervenção do FSP nos processos eleitorais internos, referiu-se à atividade realizada no Peru em 2021 para conseguir a aliança, com vista à segunda volta eleitoral, entre os dois “candidatos progressistas”, Pedro Castillo e Verónika Mendoza. Sobre os próximos processos eleitorais na região, Valente disse: “temos eleições no final do ano na Argentina, mas também temos eleições antes, em 30 de abril no Paraguai. Há eleições, há partidos do Foro de São Paulo que estão disputando as eleições presidenciais e parlamentares no Paraguai. Estamos torcendo muito (sic) para que essas partidas sejam um sucesso no Paraguai. E também continuaremos buscando contribuir com nossos partidos membros para construir consenso e unidade”.
Em 30ABR2023 haverá eleições gerais no Paraguai. Os aliados locais do Foro de São Paulo fazem parte da coalizão “Concertación Para un Nuevo Paraguai” que apresenta a candidatura de Efraín Alegre do Autêntico Partido Radical Liberal.”