Ferramenta de segurança para motoristas e usuários da plataforma já disponível no Rio de Janeiro e em implantação no Maranhão e iniciativas de colaboração com as forças serão pauta na LAAD
A Uber participará da maior feira de defesa e segurança do Brasil – a LAAD Defence & Security -, que acontece de 11 a 14 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro. Nesta edição, a empresa vai destacar a integração do aplicativo da Uber com o 190 no próprio estado do Rio. Tal integração permite que, em caso de emergência, o usuário ou motorista parceiro da Uber utilizem o botão “Ligar para a Polícia” do aplicativo para enviar os dados da viagem automaticamente para o Centro de Controle Operacional da Polícia Militar (Cecopom), responsável pelos atendimentos do 190. As informações serão todas mostradas na tela do computador do atendente.
Isso acontece porque o botão, quando acionado, envia em tempo real a localização e as informações da viagem em que foi originada a chamada – incluindo dados do veículo (como placa, marca, modelo e cor), do usuário e do motorista. Isso permite uma resposta ainda mais rápida e precisa da força policial. A ferramenta utiliza os sinais de localização disponíveis nos celulares, incluindo GPS, para proporcionar uma localização mais precisa. Essa mesma integração já está em fase de implementação também no estado do Maranhão.
A tecnologia que permite o envio dessas informações aos serviços de emergência é fornecida pela RapidSOS, empresa que desenvolveu a primeira plataforma de dados com essa finalidade no mundo. Essa plataforma liga os dados críticos de qualquer dispositivo conectado ou aplicativo móvel diretamente ao serviço local de resposta a emergências. Essa integração já é realizada pela Uber em parceria com a RapidSOS em mais de 1.200 cidades dos Estados Unidos e diversos estados no México, além de mais recentemente ter chegado também à África do Sul e ao Canadá.