Por Wayne dos Santos Lima
Especialista em Defesa Nacional, Segurança Pública e Empresarial
Na manhã do terceiro dia da LAAD 2013 (4ª feira dia 10/04) entrevistamos o Vice-Presidente Executivo de Marketing Internacional da ST Engeneering, importante empresa de engenharia de Singapura, Sr. Patrick Choy.
Com um discurso afinado e que qualquer líder do governo ou empresário brasileiro gostaria de ouvir, o Sr. Choy deixou bem claras as intenções de sua empresa para com o Brasil: expansão nos negócios com transferência de tecnologia e geração de empregos aqui.
Em um release entregue a imprensa especializada antes do início oficial da feira, intitulado “ST Engeneering expandirá sua presença no Brasil”, os representantes da empresa deixaram claro suas pretensões ao afirmarem estarem montando uma exibição 10 vezes maior do que a primeira em 2011 (a qual parece tê-los empolgado muito com o potencial de mercado que poderiam atingir) e que pela primeira vez envolveria todas as quatro divisões da companhia.
Sobre a empresa
No Brasil desde 2010, baseada em São Paulo, a ST Engeneering é umconglomerado de engenharia de Singapura, originalmente voltada para manutenção e restauro de aeronaves, passou a ser especializada em soluções e serviços inovadores em quatro áreas de atuação:
- Aeroespacial;
- Eletrônica;
- SistemasTerrestres; e
- Marítimo.
Formada em 1997, atualmente éum dos maiores grupos de defesa e engenharia da Ásia, estando as maiores empresas listadas na Bolsa de Singapura, com mais de 22.000 funcionários em uma rede global de mais de 100 subsidiárias e empresas associadas em 23 países e 41 cidades. Seus clientes, por sua vez, se expandem em uma rede de organizações comerciais e de defesa em mais de 100 países.
No Brasil, possuem como parceiros preferenciais a Andrade Gutierrez, a ARES, a AVIBRAS, a CBC, a Camargo Corrêa, a EMBRAER e a ODEBRESCHT, afirmou o representante da empresa asiática que costuma investir de 3% a 5% de seus ganhos em P&D.
Ainda segundo Patrick Choy, a empresa está em busca de novas parcerias com grandes empresas e preparada para realizar investimentos em pequenas empresas de interesse para a ST Engeneering, pois “Não estamos aqui para oferecer produtos e sim soluções para clientes!”, enfatizou.
Seus planos ousados para o Brasil vão muito além de simplesmente vender para nós. Pretendem tornar o país sua base de produção e exportação para a América Latina. Para isto, já estão viajando pelo máximo de estados brasileiros que puderem, tendo passado por Minas Gerais (não especificado o mês), pelo RJ na LAAD, com agenda no Distrito Federal para maio deste ano, para divulgar suas intenções e firmar as parcerias estratégicas com o máximo de empresas possível.
Portfólio de produtos
Divisão Aeroespacial
Produzem VANTs, interiores de aeronaves e suporte e manutenção de aeronaves civis e militares.
- Manutenção e Restauração de Aeronaves;
- Suporte Total de Componentes;
- Suporte Total de Motores;
- Serviços de Voo e Treinamento;
- Engenharia e fabricação Aeroespacial.
Divisão Eletrônica
Produzem Sistemas de Defesa Eletrônica, LORADS, Gerenciamento de Frota, Transporte Inteligente (Controle de Tráfego), Câmeras de Vigilância, Semáforos LED, Sistemas Eletrônicos para Metrôs (tendo o Metrô do RJ como cliente), Simuladores de SMRT, Viaturas, Sistema de Rastreamento, Localização e Contato com Hospitais (para Ambulâncias e veículos de emergências), Sensores IF, Tablets para Escolas, Sistemas de Orientação de Estacionamento, Banda Larga Via Satélite Comms, Sistema de Escaneamento de assoalho de veículos, dentre inúmeros outros.
- Grupo de Sistemas de Sensores e Comunicação;
- Grupo de Sistemas de Larga Escala;
- Grupo de Sistemas de Software;
Divisão de Sistemas Terrestres
Produzem na área militar o Sistema de lançador automático de granadas de 40mm, SRAMS Bronco, Veículo Blindado Terrex IFV, Fuzil de Assalto SAR21 e na área civil e de construção a Transmissão HMX, Caminhão Basculante Off-Road TRXBUILD™, Niveladora LeeBoy e Fresadora TRXBUILD™, dentre inúmeros outros.
- Design e Desenvolvimento Integrados;
- Sistema de Integração Completo;
- Soluções Verdes Inovadoras;
- Total apoio de pós-venda.
Divisão Marítima
Projetam, constroem, realizam reparo e conversão de navios, além de oferecerem suporte operacional. Também lidam com resíduos energéticos.
- Design e Construção de Navios;
- Melhorias e Conversões de Navios;
- Suporte e Manutenção Operacional;
- Engenharia Ambiental.
Se apenas metade dos projetos da ST Engeneering para o Brasil se concretizarem, devemos dar boas vindas aos nossos novos parceiros.