Rosário do Sul (RS) – No dia 16 de fevereiro de 2023, as margens da BR 290, foi comemorada a Batalha do Passo do Rosário, também conhecida como Batalha de Ituzaingó. Considerado o maior combate ocorrido em solo brasileiro, aconteceu em 20 de fevereiro de 1827. Esse confronto teve início com a revolta das Províncias Unidas do Rio da Prata contra o Império do Brasil, por conta do domínio da Província de Cisplatina.
Estiveram presentes na solenidade o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld) “Brigada Niederauer”, General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, o Comandante do 4º Regimento de Carros de Combate (4º RCC), Coronel de Cavalaria Luis Felipe Martins Aguiar, anfitrião do evento, comandantes das Unidades da Guarnição de Santa Maria e Alegrete e autoridades do Município de Rosário do Sul.
Durante a solenidade o Comandante da 6ª Bda Inf Bld, ressaltou “a importância de cultuar a história de nossa Pátria”, e que “um povo que não cultua seus heróis e sua história não sabe para onde vai”.
A Batalha do Passo do Rosário, empresta seu nome ao 4º RCC. No local onde foi travada a batalha, ainda hoje, um memorial marca os 800 mortos e 350 feridos que tombaram no campo de batalha. Os heróis que tombaram em defesa da pátria ajudaram manter a integridade do nosso território e demarcar as fronteiras do sul Brasil.
Fonte: Comando da 6ª Brigada de Infantaria Blindada