Publicado em 20/01/2023 19h21
Brasília (DF), 20 Janeiro 2023 – O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho reuniu-se, na manhã de sexta-feira (20JAN23) com o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, com o Vice-presidente Geraldo Alckmin, com o Ministro da Casa Civil, Rui Costa; e com empresários do setor, no Palácio do Planalto.
Na oportunidade, foram apresentados os principais projetos estratégicos das Forças Armadas pelos:}
– Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen;
– Exército, General Júlio Cesar de Arruda;
– Aeronáutica, Tenente Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e,
– Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire.
A Marinha tem como prioridades o Programa de Submarinos (PROSUB), o Programa Nuclear da Marinha (PNM) e o Programa Fragatas Classe Tamandaré.
O Exército, por sua vez, destacou, entre outros, o Programa Estratégico Forças Blindadas, o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras (SISFRON), além dos programas Defesa Antiaérea, Defesa Cibernética, de Aviação, e o Astros 2020 – que consiste num sistema de mísseis e foguetes de alta tecnologia.
A Força Aérea apresentou, como projetos prioritários, o avião de transporte multimissão KC-390 Millennium, o caça multiuso F-39 Gripen, e o C-408 (aeronave de transporte leve).
Segundo o Ministro José Múcio, a reunião também abordou os investimentos da Indústria de Defesa. “Tratamos da capacidade de geração de emprego que o Brasil tem na indústria de defesa.
A reunião teve a presença do presidente da FIESP, Josué Alencar, e de outros cinco empresários, todos propondo soluções para que nós coloquemos recursos na indústria de defesa, para gerar emprego, gerar divisa, investir na tecnologia”, explicou.
Sobre o apoio da iniciativa privada nos investimentos para a área, Múcio detalhou que as ações dependem de articulação, emprego de recursos e esforços. “São benefícios a curtíssimo prazo e nós precisamos criar mecanismos para termos dinheiro extraorçamentário para que possamos fazer essas coisas”, declarou o ministro.
Projetos estratégicos – Os projetos estratégicos de Defesa promovem desenvolvimento do conhecimento nacional, capacitação e integração da Base Industrial de Defesa (BID). Os projetos que promovem capacidades para defender, com eficiência, a soberania e os interesses do País.