Militares venezuelanos relatam aumento de deserções para o Brasil

Militares da Venezuela estão desertando para o Brasil e a Colômbia em número cada vez maior, ao se recusarem a acatar ordens para reprimir protestos contra o governo de Nicolás Maduro, disseram seis deles à Reuters.

Uma tenente e cinco sargentos da Guarda Nacional, a principal força usada pelo governo Maduro para reprimir as manifestações, disseram que a maioria está indo para a Colômbia, a fronteira mais acessível, mas outros partiram também para o Brasil, como eles mesmos.

As autoridades de imigração colombianas disseram que cerca de 1.400 militares da Venezuela desertaram para a Colômbia neste ano, e o Exército brasileiro disse que mais de 60 membros das Forças Armadas venezuelanas emigraram para o Brasil desde que Maduro fechou a fronteira em 23 de fevereiro para frustrar um esforço da oposição para levar ajuda humanitária ao país.

“A maioria dos militares que estão partindo é da Guarda Nacional. Eles continuarão vindo. Mais deles querem partir”, disse uma tenente da Guarda Nacional no início deste mês. Ela tinha acabado de cruzar para o Brasil a pé, chegando à cidade fronteiriça de Pacaraima depois de caminhar durante horas por trilhas de indígenas.

Autoridades dos dois países disseram que o ritmo das deserções aumentou nos últimos meses, quando os tumultos políticos e econômicos na Venezuela se agravaram.

Os desertores, que pediram para omitir os nomes por causa do temor de represálias contra suas famílias, se queixaram de que comandantes venezuelanos de alto escalão vivem bem graças aos salários altos e às comissões recebidas do contrabando e de outros esquemas do mercado negro, enquanto os oficiais de baixa patente enfrentam conflitos nas ruas da nação recebendo pouco.

“Eles já levaram as famílias para morarem fora. Eles vivem bem, comem bem, têm bons salários e lucram com a corrupção”, disse a tenente.

O Ministério da Informação do governo da Venezuela, que está encarregado de atender a mídia, não respondeu a pedidos de comentário para esta reportagem.

Em fevereiro, o embaixador de Maduro na Organização das Nações Unidas (ONU), Samuel Moncada, disse em uma reunião do Conselho de Segurança que a quantidade de deserções de militares tem sido exagerada. À época, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, William Castillo, disse que só 109 dos 280 mil membros das Forças Armadas desertaram durante o governo Maduro.

Um sargento venezuelano, que vestiu o uniforme da Guarda Nacional com orgulho para dar uma entrevista em um quarto de hotel de Pacaraima, disse que não conseguia sustentar os dois filhos pequenos com um salário equivalente a cerca de 10 dólares por mês.

“Arriscávamos nossas vidas demais pelo pouco que recebíamos”, afirmou. “Parti por causa disso e das ordens ruins que os oficiais de comando estavam nos dando”.

O chefe do Congresso de maioria opositora da Venezuela, Juan Guaidó, apoiado pela maioria das nações ocidentais, está tentando depor Maduro com a justificativa de que a reeleição do presidente socialista em 2018 foi ilegítima.

Mas comandantes de alta patente das Forças Armadas continuam leais a Maduro porque ganham bem em dólar e têm muito a perder abandonando-o, de acordo com desertores da Guarda Nacional.

Maduro colocou chefes militares em postos de alto nível em estatais para que não se voltem contra ele, segundo um tenente.

“Maduro sabe que, se retirá-los destes postos, os militares lhe darão as costas e podem tirá-lo com um golpe”, disse.

Maduro qualificou Guaidó como um fantoche dos Estados Unidos, e atribui os problemas econômicos do país às sanções norte-americanas.

PRESOS DE UNIFORME

A rebelião nos escalões intermediários da Guarda Nacional foi contida por meio da intimidação e de ameaças de retaliação contra familiares dos oficiais, contaram os desertores à Reuters. Eles disseram que os telefones de efetivos militares suspeitos de nutrir sentimentos anti-Maduro foram grampeados para que seu comportamento seja observado.

Como as deserções estão em alta e o apoio a Maduro em baixa, o governo vem usando grupos de civis armados, conhecidos como “coletivos”, para aterrorizar os oponentes de Maduro, relataram os entrevistados. Grupos de direitos humanos da Venezuela alertaram para os episódios crescentes de violência perpetrados pelos grupos de militantes.

O governo também soltou presidiários e os vestiu com uniformes da Guarda Nacional, para desgosto de soldados com anos de serviço militar, disseram os seis desertores. Não está claro se os ex-presos ou militantes são pagos pelo governo.

Uma escassez de alimento, água e remédios, somada a blecautes prolongados, aumentou a sensação de anarquia no país, opinaram os desertores.

O sargento uniformizado disse temer um derramamento de sangue causado pelos “coletivos” que tentam manter Maduro no poder se as Forças Armadas resistirem às ordens governamentais para reprimir protestos.

“Não haverá soldados com coração de pedra suficientes para disparar nas pessoas”, disse. “Nós, militares, sabemos que entre as multidões nas ruas há parentes nossos protestando por liberdade e um futuro melhor para a Venezuela.”

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter