COBERTURA ESPECIAL - Venezuela - Geopolítica

04 de Dezembro, 2018 - 12:05 ( Brasília )

Maduro embarca para a Rússia para se reunir com Putin


O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, disse, na noite de segunda-feira, estar a caminho da Rússia para se encontrar com o presidente russo, Vladimir Putin.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, confirmou que Putin encontrará Maduro na quarta-feira em Moscou, segundo a agência de notícias Interfax.

Maduro começa a viagem após receber o presidente da Turquia, Tayyip Erdogan, em Caracas, na primeira visita oficial de um líder turco ao país. Na segunda-feira, Erdogan se comprometeu a fortalecer o comércio com a Venezuela em um gesto de solidariedade.

No final de novembro, o chefe da petroleira russa Rosneft, Igor Sechin, foi a Caracas se reunir com Maduro para cobrar o envio de petróleo destinado a pagar empréstimos russos, disseram fontes à Reuters.

A visita de Sechin, que não foi divulgada publicamente, é um dos sinais mais claros de tensão entre a Venezuela e a Rússia, um de seus principais credores. O governo russo e a Rosneft concederam ao menos 17 bilhões de dólares em empréstimos e linhas de crédito a Caracas desde 2006, segundo cálculos da Reuters.

Maduro, acompanhado pela primeira-dama Cilia Flores, anunciou a viagem em transmissão da televisão estatal direto do aeroporto internacional, na frente do avião presidencial. “Temos um dia também muito intenso, muito importante com o presidente Vladimir Putin... com o presidente Vladimir Putin mantemos contato permanente e agendamos uma reunião de trabalho”, disse Maduro.

“Estou indo a Moscou para encerrar o ano de 2018 com chave de ouro, quanto às relações estratégicas que a Venezuela constrói no mundo, sobretudo buscando investimentos, buscando melhoria econômica... vou à Rússia, volto logo... e nos vemos em alguns dias”, acrescentou, sem fornecer mais detalhes.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


PROSUB S40

PROSUB S40

Última atualização 16 DEZ, 14:00

MAIS LIDAS

Venezuela