Operação Verde Brasil 2 segue com apreensão de materiais usados em garimpo ilegal

Tenente Felipe Bueno

A Operação Verde Brasil 2 age, desde a última quinta-feira (28), no desmonte de um garimpo ilegal localizado no município de Pontes e Lacerda, no oeste de Mato Grosso. No domingo (31), as ações do Comando Conjunto Barão de Melgaço resultaram na apreensão de diversos equipamentos utilizados nas atividades ligadas a crimes ambientais.

Ao todo, 58 pessoas foram presas, enquanto as apreensões somam 16 embarcações, uma motocicleta, duas motosserras, 16 maquinários diversos, dez artefatos menores e uma pequena quantidade de ouro e mercúrio. Ainda, dez balsas e 25 motores de garimpo foram inutilizados por agentes da Polícia Federal e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Outras ações no Mato Grosso foram executadas pelo mesmo Comando. O 66° Batalhão de Infantaria Motorizado realizou o transporte de material apreendido, enquanto o Comando do 6º Distrito Naval cumpriu inspeções navais. Já o 44º Batalhão de Infantaria Motorizado manteve a escolta do transporte de madeira apreendida nos últimos dias em apoio ao IBAMA.

No Acre, no Amazonas e em Rondônia, o Comando Conjunto Príncipe da Beira desempenhou inspeções navais através da Capitania dos Portos de Porto Velho, da Marinha do Brasil. Já os militares do Exército Brasileiro, em parceria com as agências envolvidas na Operação, fiscalizou madereiras e manteve patrulha motorizada e aeromóvel. Também foi mantido um posto de bloqueio e controle fluvial, com foco na repressão aos crimes ambientais. Quase 500 metros cúbicos de madeira ilegal e sete embarcações foram apreendidos.

O Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea, atuando em todo o Pará, também manteve a atividade de inspeção naval em várias localidades e prestou apoio logístico a órgãos civis e às ações de reconhecimento terrestre. Duas embarcações foram apreendidas.

Resultados

Desde a deflagração da Operação Verde Brasil 2, em 11 de maio, militares e agentes de órgãos parceiros realizaram inspeção naval em 1,1 mil embarcações, das quais 86 foram apreendidas. Nos postos de bloqueio e controle de estradas, vistoriaram mais de 2,7 mil veículos, retendo 59 veículos por irregularidades. Mais de 7,6 mil metros cúbicos de madeira ilegal também foram confiscados. Até o momento, quase R$ 20 milhões foram aplicados em multas e termos de infração.

Operação Verde Brasil 2

A Operação Verde Brasil 2 é coordenada pela Vice-Presidência da República, em apoio aos órgãos de controle ambiental e de segurança pública. A missão deflagrada pelo Governo Federal, em 11 de maio de 2020, visa ações preventivas e repressivas contra delitos ambientais na Amazônia Legal. A determinação presidencial para emprego das Forças Armadas em Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União por meio do Decreto n° 10.341, de 6 de maio de 2020, e tem validade para o período de 11 de maio a 10 de junho do corrente ano.

Para cumprir a determinação presidencial, o Ministério da Defesa ativou três Comandos Conjuntos. São eles: Comando Conjunto Príncipe da Beira (CCj PB), em Porto Velho (RO); Comando Conjunto Barão de Melgaço (CCj BM), em Cuiabá (MT); e Comando Conjunto Marechal Soares de Andrea (CCj MSA), em Belém (PA).

Assim como na Operação Verde Brasil ocorrida em 2019, o Centro de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa coordena as atividades a partir de Brasília (DF). Ainda participam da missão integrantes da Polícia Federal, Policia Rodoviária Federal, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio), Força Nacional de Segurança Pública, Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam).

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter